Enoturismo: o vinho como produto turístico

Autores

  • Eliza Bianchini Locks Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Hernanda Tonini Fundação Getúlio Vargas - FGV-SC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173

Palavras-chave:

enoturismo, vinho, produto turístico, motivação, cultura.

Resumo

O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliza Bianchini Locks, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Mestre em Economia e Gestão do Turismo pelo Centro Internacional de Estudos da Economia Turística - ClSET, Ca'Foscari - Itália; bacharel em Turismo e Hotelaria. Professora do Curso de Turismo da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNlSUl
  • Hernanda Tonini, Fundação Getúlio Vargas - FGV-SC
    Pós-graduanda MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas - SC; bacharel em Turismo.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LOCKS, Eliza Bianchini; TONINI, Hernanda. Enoturismo: o vinho como produto turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 157–173, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734.. Acesso em: 26 abr. 2024.