A pedra basalto como atrativo turístico em roteiros temáticos para a Região Uva e Vinho

Autores

  • Janete Rotta Antunes Universidade de Caxias do Sul - UNICSUL
  • Rosane Maria Lanzer Universidade de Caxias do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i2p174-190

Palavras-chave:

pedra basalto, atrativo turístico, roteiro temático, Sul do Brasil.

Resumo

A história geológica e o desenvolvimento cultural da região nordeste do Rio Grande do Sul possibilitou as mais diversas formas de uso de um recurso natural: a pedra basalto. O estudo propõe a inclusão da pedra basalto em roteiros temáticos na Região Uva e Vinho tendo como referência o inventário realizado nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Nova Prata. As ocorrências de uso da pedra basalto foram identificadas e avaliadas a partir da sua manifestação na natureza e suas diferentes formas de aproveitamento nos referidos municípios. Essas ocorrências foram identificadas em cinco categorias: construções, pavimentação e cercas, utensílios e artefatos, arte e recursos naturais, podendo ser consideradas como atrativos turísticos. A partir dessa identificação e determinação de suas potencialidades turísticas, foram selecionadas algumas formas de uso da pedra basalto a serem inseridas como atrativo turístico em roteiros temáticos para a Região Uva e Vinho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janete Rotta Antunes, Universidade de Caxias do Sul - UNICSUL
    Geóloga, mestre em Turismo e professora das disciplinas Estágio I e II e Elaboração de Roteiros do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.
  • Rosane Maria Lanzer, Universidade de Caxias do Sul - UNICSUL
    Docente do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ANTUNES, Janete Rotta; LANZER, Rosane Maria. A pedra basalto como atrativo turístico em roteiros temáticos para a Região Uva e Vinho. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 174–190, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p174-190. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63735.. Acesso em: 20 abr. 2024.