A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no BrasiI: modelo do pólo de crescimento versus modelo territorialista e endógeno

Autores

  • Jorge Antonio Silva Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p5-23

Palavras-chave:

análise territorial do turismo, planejamento e crescimento regional, desenvolvimento turístico.

Resumo

Este texto analisa a dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico comparando dois modelos de crescimento regional: o do pólo de crescimento e o territorialista e endógeno. A comparação teórica é efetuada tendo como pano de fundo o modelo que vem sendo adotado no Brasil desde meados da década de 1990, centrado na implantação de "pólos turísticos" regionalizados no país. O modelo do pólo de crescimento, que inspira os "pólos turísticos", privilegia os aspectos vinculados à função de especialização regional, no caso, o turismo. Sua implementação acontece atrelada a investimentos exógenos que não utilizam, numa escala otimizada, recursos produtivos de base local. Já o modelo territorialista e endógeno preconiza a prevalência do território sobre a função, sendo considerado, portanto, mais apropriado ao planejamento do desenvolvimento turístico, por propiciar um mais efetivo grau de endogeneização dos benefícios socioeconômicos gerados no processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Antonio Silva, Universidade Salvador - UNIFACS
    Doutor em Ciências da Comunicação - Área de Concentração Turismo pela ECA/USP; mestre em Administração pela UFSA; bacharel em Ciências Económicas pela UCSAL e em Administração de Empresas pela EAEllA. Consultor em Turismo. Professor da Universidade Salvador - UNIFACS, Faculdades Jorge Amado e Faculdades Hélio Rocha.

Downloads

Publicado

2006-12-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Jorge Antonio. A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no BrasiI: modelo do pólo de crescimento versus modelo territorialista e endógeno. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 5–23, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p5-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63753.. Acesso em: 18 abr. 2024.