Desafios para consolidar um destino turístico: estudo preliminar do caso cidade de São Paulo

Autores

  • Luiz de Carvalho Fundação Getúlio Vargas - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p24-35

Palavras-chave:

turismo e gestão pública, consolidação de destino, estratégias de produto, estratégias de comunicação, SPTURIS, São Paulo (cidade e Estado), Brasil.

Resumo

Estudo preliminar que descreve e provoca a reflexão de como São Paulo vem se estruturando, a partir das ações do órgão oficial de turismo da cidade, São Paulo Turismo, para se consolidar como um destino turístico diversificado que atenda tanto aos interesses dos turistas de negócios quanto aos dos turistas de lazer. Apresenta dados gerais do turismo e discute as resistências e dificuldades para o seu desenvolvimento na cidade. Enfoca o destino São Paulo, explicitando as ações estratégicas da SP TURIS direcionadas ao produto e à comunicação, efetivadas em 2005, e os resultados delas decorrentes. Considera que o grande desafio é transformar São Paulo em uma cidade global e exercitar a gestão local com atuação integrada e responsável do tripé "setor público, setor privado e universidade"; e, além disso, produzir produtos inusitados, originais, diferenciados, tematizados, que atendam a nichos de mercados e gerem valor econômico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz de Carvalho, Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
    Ex-presidente da EMBRATUR e do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo, além de ex-Ministro do Esporte e Turismo. Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, professor da Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e membro do Conselho de Turismo da Universidade Anhembi-Morumbi. Presidente da São Paulo Turismo, órgão oficial municipal responsável pela política de turismo e eventos da capital paulista.

Downloads

Publicado

2006-12-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CARVALHO, Luiz de. Desafios para consolidar um destino turístico: estudo preliminar do caso cidade de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 24–35, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p24-35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63754.. Acesso em: 25 abr. 2024.