Gestão de pessoas em empresas turísticas de pequeno porte: o caso do setor hoteleiro

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i3p91-115

Palavras-chave:

gestão de pessoas, pequenas empresas, setor hoteleiro.

Resumo

A gestão de pessoas no setor de turismo assume dimensão estratégica para as empresas, visto a necessidade de atrair, desenvolver e manter pessoas qualificadas para atender às necessidades dos clientes. Este estudo teve por objetivo analisar as práticas, a demanda de profissionais e os desafios na gestão de pessoas nas empresas hoteleiras de pequeno porte. Entrevistas pessoais foram realizadas com 30 proprietários/gerentes de estabelecimentos hoteleiros de pequeno porte, localizados em Aracaju e nos principais municípios turísticos do Estado de Sergipe. A baixa escolaridade dos empregados foi percebida como o maior desafio da gestão de pessoas nas empresas de pequeno porte do setor hoteleiro, pois essa limitação se reflete em todos os demais aspectos, a exemplo das dificuldades dos empregados em absorver novos conhecimentos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

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Biografia do Autor

  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Doutora em Administração pela Cranfield University, Inglaterra, com pós-doutorado em Turismo pela Bournemouth University, Inglaterra, e em Gerenciamento de Pequenas Empresas do Setor Turístico pela Strathclyde University, Escócia; professora adjunta do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR.

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Publicado

2006-12-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Gestão de pessoas em empresas turísticas de pequeno porte: o caso do setor hoteleiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 3, p. 91–115, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i3p91-115. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63758.. Acesso em: 25 abr. 2024.