Cooperar ou Não, Eis a Questão: variáveis associadas à Propensão a Cooperar por parte de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Turismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p41-64Palavras-chave:
Cooperação, micro e pequenas empresas (MPE), turismo.Resumo
O objetivo do artigo é explorar variáveis possivelmente associadas à propensão a participar de ações de cooperação por parte de micro e pequenas empresas do turismo. Foram selecionadas sete variáveis a partir da literatura: (1) atividade principal, (2) faturamento, (3) formalização do empreendimento, (4) localização, (5) consolidação da empresa, no que diz respeito a sua idade e número de funcionários, (6) qualificação e (7) participação em conflitos. O estudo empírico foi realizado com 209 MPE localizadas em três estados brasileiros (Ceará, Piauí e Maranhão). Valendo-se de uma abordagem quantitativa multivariada, aplicou-se um questionário estruturado e a técnica de regressão logística para a análise estatística dos dados. Os efeitos apurados mostram que, na realidade investigada, as MPE que apresentam menos propensão a cooperar com outras empresas do turismo da cidade são as mais antigas e do setor de alimentação. Por outro lado, as empresas que mais tendem a cooperar são as formais e que participaram de cursos de qualificação. Não há indícios de que as demais variáveis analisadas tenham influência sobre a propensão a cooperar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.