Cooperar ou Não, Eis a Questão: variáveis associadas à Propensão a Cooperar por parte de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Turismo

Autores

  • Helena Araujo Costa Universidade de Brasília
  • Pedro Henrique Melo Albuquerque Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p41-64

Palavras-chave:

Cooperação, micro e pequenas empresas (MPE), turismo.

Resumo

O objetivo do artigo é explorar variáveis possivelmente associadas à propensão a participar de ações de cooperação por parte de micro e pequenas empresas do turismo. Foram selecionadas sete variáveis a partir da literatura: (1) atividade principal, (2) faturamento, (3) formalização do empreendimento, (4) localização, (5) consolidação da empresa, no que diz respeito a sua idade e número de funcionários, (6) qualificação e (7) participação em conflitos. O estudo empírico foi realizado com 209 MPE localizadas em três estados brasileiros (Ceará, Piauí e Maranhão). Valendo-se de uma abordagem quantitativa multivariada, aplicou-se um questionário estruturado e a técnica de regressão logística para a análise estatística dos dados. Os efeitos apurados mostram que, na realidade investigada, as MPE que apresentam menos propensão a cooperar com outras empresas do turismo da cidade são as mais antigas e do setor de alimentação. Por outro lado, as empresas que mais tendem a cooperar são as formais e que participaram de cursos de qualificação. Não há indícios de que as demais variáveis analisadas tenham influência sobre a propensão a cooperar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Araujo Costa, Universidade de Brasília
    Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB)
  • Pedro Henrique Melo Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB)
    Professor Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Doutorando no Programa de Pós-Graduaçaõ em Administração (PPGA/UnB).

Downloads

Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COSTA, Helena Araujo; ALBUQUERQUE, Pedro Henrique Melo. Cooperar ou Não, Eis a Questão: variáveis associadas à Propensão a Cooperar por parte de Micro e Pequenas Empresas (MPE) do Turismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 41–64, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p41-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64171.. Acesso em: 25 abr. 2024.