Análise das Ferramentas de Gestão Estratégica de Hotelaria Familiar: estudo de quatro organizações da região turística da Serra Gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p65-89Palavras-chave:
indicadores, ferramentas de gestão, hotelaria familiar, turismo, Serra Gaúcha (Brasil).Resumo
Apesar de ser comum, a gestão das empresas com base em desempenho e em resultados não é tarefa simples e fácil. No campo da estratégia empresarial, ferramentas adequadas de gestão são fundamentais para o desempenho organizacional. O objetivo do estudo foi analisar as ferramentas estratégicas de gestão de empresas hoteleiras familiares da região turística da Serra Gaúcha. Abordagens de administração estratégica e de gestão em hotelaria constituem a fundamentação teórica do artigo. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Como objetos de estudo de caso, foram escolhidos: um Hotel em Caxias do Sul, uma Pousada em Gramado, uma Pousada em São Francisco de Paula, e uma Pousada em Bento Gonçalves. O Hotel é classificado como executivo, e as Pousadas de categoria luxo. A análise foi por meio de observação direta não participante dos meios de hospedagem e de entrevistas com aplicação de instrumento com 18 questões abertas aos seus gestores. Concluiu-se que a maior aplicação de ferramentas de gestão estratégica pelos gestores proporcionaria mais otimização dos resultados e mais vantagens competitivas às empresas hoteleiras familiares analisadas.Downloads
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