Antecedentes e dimensões da experiência de consumo: uma abordagem experimental na satisfação de hóspedes

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Fernando Santini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Gustavo Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p119-144

Palavras-chave:

Satisfação, antecedentes de consumo, experiência de consumo e efeito moderador do preço.

Resumo

Os estudos da satisfação têm se tornado fundamentais para aumentar o relacionamento entre hóspedes e hotéis. Assim, procurou-se analisar as relações funcionais que interferem na satisfação dos hóspedes, no setor hoteleiro, tendo como base a análise de três componentes: antecedentes de consumo, experiência de consumo e preço ofertado. Com base no referencial teórico proposto, foram formuladas sete hipóteses. Logo após, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, com características descritivas e de natureza quantitativa, baseada no método experimental. Foram coletados 260 questionários, divididos em dois ambientes e em três hotéis diferentes. No primeiro ambiente, os hóspedes pagavam um preço elevado pela estadia nos três hotéis, referente ao período da 50ª Festa Nacional do Calçado (FENAC), uma das maiores feiras de calçados do mundo. No segundo cenário, foram coletados dados em uma época em que a demanda nos três hotéis não era alta e, devido a este fato, os preços praticados eram mais baixos. Após o processo de experimentação, os dados foram processados através da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, sendo utilizados os efeitos mediadores e moderadores para entender as relações funcionais estudadas. Com base nos resultados obtidos, pode-se verificar que as dimensões associadas à experiência de consumo exercem uma influência na relação entre antecedentes de consumo e satisfação. Além disso, foi possível verificar o efeito moderador do preço nas relações do modelo, sendo identificadas diferenças nos experimentos entre as relações que moderavam as experiências físicas e sociais e os níveis de satisfação que os hóspedes manifestaram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Junior Ladeira, Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Possui doutorado em Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos.
  • Fernando Santini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
    Doutorando em Administração, Coordenador dos cursos de Pós Graduação e Extensão das FaculdadesSENAC/RS.
  • Gustavo Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
    Mestre em Administração, Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Downloads

Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LADEIRA, Wagner Junior; SANTINI, Fernando; COSTA, Gustavo. Antecedentes e dimensões da experiência de consumo: uma abordagem experimental na satisfação de hóspedes. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 119–144, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p119-144. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64174.. Acesso em: 25 abr. 2024.