Percepções do turismo em atrativos da APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM

Autores

  • João Rodrigo Leitão dos Reis Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Julio César Rodríguez Tello Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Christina Fischer Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas - SDS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p145-169

Palavras-chave:

visitação, atrativos naturais, Unidade de Conservação.

Resumo

O turismo desenvolvido nos atrativos naturais de forma inadequada é a principal fonte de pressão e degradação desses locais, sendo necessário obter informações sobre o processo de visitação. Com esse intuito, foi analisada a percepção e preferências dos visitantes dois atrativos turísticos naturais da Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM, quanto ao gerenciamento e conservação dos locais. Utilizou-se o método da pesquisa exploratória a partir de um estudo de Caso, sendo realizadas 30 entrevistas. Detectou-se que os visitantes tem maior interesse em visitar cachoeiras, e que há ausência de segurança, vigilância e de infraestrutura adequadas para permanência, estadia e alimentação nos locais, além da presença de impactos ambientais. Cabendo aos proprietários proporcionar melhorias com a aplicação de medidas de gestão conforme as condições biofísicas dos locais, e ao Poder Público ordenar o turismo na APA, assegurando a proteção efetiva dos seus atrativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Rodrigo Leitão dos Reis, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Geógrafo pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007). Mestre Strictu Sensu em Ciências Florestais e Ambientais pelo PPG-CIFA UFAM/Procad/UFPR (2010). Atua como Chefe de Departamento (2011/01....) da Secretaria Executiva Adjunta de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), onde também atuou como Gerente de Compensações Ambientais (2010/04-12). Com experiência acadêmica e profissional no processo de licenciamento e compensação ambiental, e instituição e manejo de áreas protegidas na Amazônia. Atuou como colaborador (2005/1 - 2007/1) do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas - IPAAM, lotado no setor de gestão territorial e unidades de conservação; e como Assessor Técnico (2007/1 a 2008/2) e Consultor (2009/1) do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas - CEUC/SDS, onde apoiou as atividades relacionadas a criação, implementação e gestão de Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, com a realização de consultorias técnicas e assessorias de gerenciamento ambiental. Atua na coordenação (concepção, planejamento e execução) de projetos acadêmicos e de extensão e na gestão de organismos sociais. Entre estes está à gestão de projetos de eventos científicos em larga escala e de construção de redes sociais. Tem ênfase em geografia, docência e pesquisa, políticas de conservação da biodiversidade, licenciamento e compensação/mitigação ambiental, serviços ambientais ecossistêmicos, gestão territorial de áreas protegidas, gestão urbana, gerenciamento de áreas naturais, mapeamento, controle e gestão ambiental de atrativos turísticos naturais, uso público em unidades de conservação, SIG e geoprocessamento.
  • Julio César Rodríguez Tello, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
    Engenheiro Florestal pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana - UNAP (1976), Mestre Stricto Sensu em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1980) e Doutor em Ciências Biológicas e Recursos Naturais pelo Convênio Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade Federal do Amazonas - INPA/UFAM (1995). Atualmente é Professor Titular da UFAM. Coordenador, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Florestais e Ambientais - PPG-CIFA/UFAM e do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Ambiental Empresarial. Coordenador do Grupo de Pesquisa Ecologia, Gestão Ambiental e Áreas Protegidas - ECOGAP. Tem experiência nas áreas de: biologia tropical, ecologia florestal, conservação da biodiversidade, gestão ambiental e áreas protegidas.
  • Christina Fischer, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas - SDS
    Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (1996) e mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1998). É servidora efetiva do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, no cargo Analista Ambiental desde 1998. Atualmente está cedida à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-SDS, atuando no Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC. Possui experiência nas áreas de gestão territorial; planejamento e gestão de áreas protegidas; monitoramento e gerenciamento de projetos apoiados via doações internacionais.

Downloads

Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

REIS, João Rodrigo Leitão dos; TELLO, Julio César Rodríguez; FISCHER, Christina. Percepções do turismo em atrativos da APA Caverna do Maroaga, Presidente Figueiredo/AM. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 145–169, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p145-169. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64175.. Acesso em: 25 abr. 2024.