Investimentos do PRODETUR na cidade de Santa Luzia do Itanhy: uma visão socioeconômica e ambiental

Autores

  • Luiz Carlos Santana Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Klázia Kate Salomão Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Joab Almeida Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i1p206-226

Palavras-chave:

PRODETUR, Santa Luzia do Itanhy, turismo.

Resumo

No Brasil, em especial no âmbito acadêmico, as discussões sobre turismo começaram a ganhar corpo há pouco mais de duas décadas, no entanto, na esfera governamental ainda não amadureceram a ponto de se adotar estrategicamente o turismo como um setor de importância significativa numa agenda de desenvolvimento. No início da década de 1990 é instituído no Brasil o Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) dirigido à região Nordeste com objetivo, dentre outros, de induzir o desenvolvimento econômico pelo turismo. Em 2008, o PRODETUR passa a ter abrangência Nacional, podendo atender todos os estados e cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar os investimentos do PRODETUR no município de Santa Luzia do Itanhy-SE, identificar os potenciais turísticos do município e traçar estratégias para o desenvolvimento econômico local por meio do turismo, observando o controle do uso dos recursos naturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Santana Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
    Doutorando em Economia – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal deMinas Gerais (CEDEPLAR/UFMG).
  • Klázia Kate Salomão, Universidade Federal de Sergipe - UFS
    Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Sergipe. Atual Gerente de Turismo da Secretaria deEstado de Turismo de Sergipe
  • Joab Almeida Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Atual Coordenador Geral do PRODETURNacional em Sergipe

Downloads

Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RIBEIRO, Luiz Carlos Santana; SALOMÃO, Klázia Kate; SILVA, Joab Almeida. Investimentos do PRODETUR na cidade de Santa Luzia do Itanhy: uma visão socioeconômica e ambiental. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 1, p. 206–226, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i1p206-226. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64178.. Acesso em: 26 abr. 2024.