Percepção de residentes sobre o desenvolvimento do turismo costeiro no Município de Garopaba - SC: uma proposta metodológica

Autores

  • Matias Poli Sperb Universidad de Málaga - Espanha
  • Françoise da Silva Queiróz Universidad de Málaga - Espanha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p230-247

Palavras-chave:

indicadores de turismo sustentável, triangulação metodológica, variáveis chaves, estratificação da amostra.

Resumo

Este artigo apresenta o uso de indicadores de turismo sustentável para se verificar em que grau os residentes do município de Garopaba-SC percebem a sustentabilidade ou a massificação. Estes indicadores se distribuem em três grandes grupos de assuntos: oportunidades de trabalho e aspectos econômicos; cultura local y qualidade de vida; gestão pública e participação cidadã. O esquema de pontuação, baseado em critérios de frequência para a identificação das variáveis de maior relevância, demonstra como a triangulação metodológica pode ser uma importante estratégia de cruzamento dos dados coletados ao combinar dados qualitativos e quantitativos. No entanto, para uma maior precisão e riqueza dos resultados, se observa a necessidade de estratificação da amostra por softwares estadísticos. Palavras-chave: indicadores de turismo sustentável; triangulação metodológica; variáveis chaves; estratificação da amostra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matias Poli Sperb, Universidad de Málaga - Espanha
    Bacharel em Administração pela UFRGS.Mestre em Administração pela UFPR. Doutorando pela Universidadde Málaga, Espanha.
  • Françoise da Silva Queiróz, Universidad de Málaga - Espanha
    Graduada em Turismo pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Ecoturismo - Faculdade deCiencias Economicas de Apucarana. Mestre em Gestão e Desenvolvimento do Turismo pela Universidade deAveiro. Mestre em Italiano Lingua Seconda e Interculturalità - Universita Degli Studi Di Udine. Doutoranda en Gestión y Desarrollo Turistico Sostenible de la Universidad de Málaga, Espanha.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SPERB, Matias Poli; QUEIRÓZ, Françoise da Silva. Percepção de residentes sobre o desenvolvimento do turismo costeiro no Município de Garopaba - SC: uma proposta metodológica. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 2, p. 230–247, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p230-247. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64181.. Acesso em: 25 abr. 2024.