As transformações das redes de negócios na perspectiva da teoria social: o caso da Vila de Paranapiacaba - SP

Autores

  • Ernesto Michelangelo Giglio Universidade Paulista
  • Marcius Fabius Carvalho PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p248-277

Palavras-chave:

redes, turismo local, evolução de redes, teoria social de redes, objetivos, recursos.

Resumo

O trabalho analisa as transformações das redes nas dimensões econômicas, técnicas e sociais, exemplificadas no negócio de turismo, defendendo a tese que a forma e o conteúdo das relações mudam conforme os objetivos econômicos e políticos. Afirma-se que as redes se transformam ao longo do tempo surgindo diferentes estruturas e formas de relações, com variados graus de flexibilidade, inovação e valores culturais, em contrapartida à visão do ciclo de vida. Como sustentação da afirmativa, analisa-se a evolução do campo organizacional da Vila de Paranapiacaba, no Estado de São Paulo, desde sua criação até a situação atual, com dados documentais, bibliográficos e observação, concluindo que o local passou por quatro diferentes configurações de redes. Na atualidade predominam as atividades de turismo, que regulam as relações sociais e de negócios. A análise dos dados históricos, baseada em quatro fatores estruturantes- atores, objetivos, recursos e tecnologia- sustenta a afirmativa das transformações das redes.

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Biografia do Autor

  • Ernesto Michelangelo Giglio, Universidade Paulista
    Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Paulista, na área de Redes de Negócios.
  • Marcius Fabius Carvalho, PUC Campinas
    Professor e Pesquisador da PUC Campinas, da UNICAMP e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher.

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Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

As transformações das redes de negócios na perspectiva da teoria social: o caso da Vila de Paranapiacaba - SP. (2013). Revista Turismo Em Análise, 24(2), 248-277. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p248-277