Acessibilidade em turismo: a acessibilidade dos surdos aos serviços turísticos de Goiânia - GO

Autores

  • Maxmillian Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p354-373

Palavras-chave:

turismo, acessibilidade, surdo.

Resumo

Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Planejamento Turístico, que tem o mesmo título, e objetiva discutir a acessibilidade do surdo aos serviços turísticos de Goiânia-Goiás. Configura-se como uma análise de situação, visto que não se limita a um caso específico (como em um estudo de caso), mas, por outro lado, vislumbra apresentar dados e informações que possibilitem uma percepção da situação pela qual passa o surdo em relação ao turismo. Para tanto, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica e em banco de dados, principalmente, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como de pesquisa de campo realizada em Libras junto a surdos ligados à Primeira Igreja Batista de Goiânia, ao Sistema Educacional Chaplin e à Universidade Federal de Goiás. A pesquisa permitiu identificar que há demanda turística por parte dos surdos pesquisados e que estes demonstram grande interesse por viagens em grupo. Também foi possível corroborar a hipótese de que a maior dificuldade de acessibilidade do surdo está na comunicação, em que se pese o fato de a maioria dos funcionários de empreendimentos turísticos não ter conhecimento da Língua Brasileira de Sinais ou tê-lo superficialmente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maxmillian Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
    Tecnólogo em Planejamento Turístico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia e Servidor Técnico-Administrativo da Reitoria da mesma instituição, lotado no Observatório do Mundo do Trabalho.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Maxmillian. Acessibilidade em turismo: a acessibilidade dos surdos aos serviços turísticos de Goiânia - GO. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 2, p. 354–373, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p354-373. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64186.. Acesso em: 25 abr. 2024.