Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil

Autores

  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco
  • John Tribe University of Surrey - Reino Unido
  • Luciana Araújo de Holanda Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478

Palavras-chave:

voz do estudante, qualidade na educação superior, turismo, percepções de docentes, Brasil.

Resumo

A importância da voz do estudante na educação é apresentada e as peculiaridades da pesquisa sobre o tema no contexto da qualidade do ensino superior de turismo são abordadas. Um estudo empírico com professores brasileiros foi conduzido para verificar as suas percepções sobre esta questão. Entrevistas telefônicas foram realizadas utilizando um quadro teórico pré-definido e os resultados mostraram que docentes são receptivos à ideia de ouvir a voz do estudante. No entanto, alguns deles demonstraram pouca consciência do que isso realmente significava. Muito poucos usam uma abordagem sistemática e formal para ouvir seus alunos. Professores acreditam que seja responsabilidade das instituições, não deles. Todavia, os comentários de docentes indicam que as instituições não fazem bom uso dos dados coletados por meio de auto-avaliações. Como tal, a voz do estudante é muitas vezes negligenciada. Em casos muito raros em que ações são empreendidas com base na voz do estudante, pouco esforço é feito para mostrar aos alunos que as suas vozes deram origem a tais ações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco
    Ph.D. in Tourism from the University of Surrey (United Kingdom), a Master’s degree in Tourism from JamesCook University (Australia) and a Bachelor’s degree in Tourism and an MBA in Marketing Services fromUniversidade Federal de Pernambuco (Brazil), where he is currently a Senior Lecturer at the Department ofHotel Management and Tourism.
  • John Tribe, University of Surrey - Reino Unido
    Professor of Tourism at the University of Surrey (United Kingdom). He has authored books on philosophy, strategy, economics, education, research and environmental management and his research concentrates on epistemology, education, and sustainability. He is Editor-in-Chief of Annals of Tourism Research and The Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education. United Kingdom.
  • Luciana Araújo de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco
    Bachelor’s degree in Tourism from Universidade Católica de Pernambuco (Brazil), a Master’s degree and a Ph.D. in Administration from Universidade Federal de Pernambuco (Brazil), where she is currently a Senior Lecturer at the Department of Hotel Management and Tourism.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LEAL, Sérgio Rodrigues; TRIBE, John; HOLANDA, Luciana Araújo de. Percepções de docentes sobre a voz dos estudantes em relação à qualidade no Ensino Superior em Turismo no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 2, p. 459–478, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p459-478. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64190.. Acesso em: 25 abr. 2024.