Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada

Autores

  • Débora Cordeiro Braga Universidade de são Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v17i1p85-107

Palavras-chave:

turismo de negócios, turista de negócios, critérios de segmentação, grandes feiras de negócios, destino São Paulo.

Resumo

Apresenta-se neste artigo resultados parciais da tese exploratório-descritiva defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o qual objetiva-se desvendar e discutir as características do turista de negócios na cidade de São Paulo. Para tanto foi adotado, com fins metodológicos, o artifício de segmentação de demanda para viabilizar a investigação deste público em grandes feiras de negócios realizadas na capital paulista. Para fundamentar as análises do segmento de turistas de negócios fizeram-se algumas considerações sobre variações conceituais do tema. A caracterização do público investigado revelou que existem variáveis sociodemográficas do turista de negócios que se aproximam das discussões teóricas. Entretanto, a avaliação de tipos de equipamentos e serviços requeridos por turistas de negócios revelou a existência de significativa demanda por hotéis de médio conforto, contrariando autores que vinculam o turista de negócios
a produtos de luxo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Cordeiro Braga, Universidade de são Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Doutora e mestre em Ciências da Comunicação e bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações
    e Artes da Universidade de São Paulo - ECA-USP; bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP.

Downloads

Publicado

2006-04-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BRAGA, Débora Cordeiro. Turistas de negócios na Cidade de São Paulo: um estudo de demanda segmentada. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 1, p. 85–107, 2006. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v17i1p85-107. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/68278.. Acesso em: 19 abr. 2024.