O Processo de Decisão de Compra de Férias da Família

Autores

  • Marco Antonio Ocke Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p503-520

Palavras-chave:

Comportamento de Consumo, Processo Decisório da Família, Férias, Turismo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir o comportamento de consumo no que se refere à influência dos membros da família no processo de tomada de decisão de compra de viagens de férias. Inúmeras maneiras de examinar o processo de tomada de decisão de compra foram identificadas na literatura, porém, este estudo utilizou o modelo de três etapas do processo de tomada de decisão: reconhecimento do problema, busca por informação e decisão final de compra. Desenvolveu-se um estudo exploratório onde foram coletados 40 questionários entre os dias 15 de Junho e 15 de Julho de 2012 de respondentes que haviam comprado um ou mais pacotes de viagem nos últimos dois anos em uma agência de turismo da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que a influência de pais e filhos no processo decisório varia de acordo com as etapas do processo e que apesar de grande parte das decisões sejam tomadas em conjunto, as mulheres apresentam maior influência nos três estágios de tomada de decisão, principalmente na etapa de busca por informação. Neste cenário, o trabalho aponta para a necessidade de uma maior diversidade de pesquisas empíricas sobre o comportamento de consumo das famílias em relação à aquisição de serviços turísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marco Antonio Ocke, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Doutorando em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. (FEA – USP). Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (Unip). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor membro da Universidade Anhanguera/Uniban

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OCKE, Marco Antonio. O Processo de Decisão de Compra de Férias da Família. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 503–520, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p503-520. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79785.. Acesso em: 25 abr. 2024.