Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Relacionamento nas Agências de Viagens de Santa Catarina

Autores

  • Carlos Alberto Tomelin Universidade do Vale do Itajaí
  • Doris Van De Meene Ruschmann Universidade do Vale do Itajaí
  • Diva de Mello Rossini Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p576-600

Palavras-chave:

Gestão de Organizações Turísticas. Cadeia de Suprimentos e Serviços. Agência de Viagens. Marketing. Relacionamento.

Resumo

Este artigo identifica e analisa a gestão da cadeia de suprimentos e o relacionamento nas agências de viagens a fim de agregar os diferenciais competitivos aos seus serviços, tão importantes nas organizações que buscam consolidar-se perante seus clientes atuais e potenciais. No estudo realizado, utilizou-se a análise dos dados quantitativos e qualitativos, uma vez que as relações entre as variáveis – gestão da cadeia de suprimentos e serviços, adotada pelas agências de viagens, e sua relação com os fornecedores e clientes –, foram analisadas e quantificadas de forma a traçar comentários e discutir tal situação entre os envolvidos. A população alvo da pesquisa foi composta por todas as agências filiadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV, seccional de Santa Catarina. A amostragem de identificação da população considerada foi intencional, envolvendo as 60 Agências de Viagens e Turismo que atuam no turismo emissivo e receptivo, características de prestação de serviços necessárias para a presente pesquisa. Utilizou-se a técnica multivariada chamada de análise de agrupamentos ou de cluster, organizada de forma a compreender a situação das agências e entender a complexidade das relações que coexistem entre as agências de viagens e turismo e os participantes da cadeia. Os resultados levaram a concluir que as relações entre os agentes de viagem, seus clientes e fornecedores são superficiais, restringindo-se apenas aos aspectos comerciais da transação, comprometendo uma relação mais personalizada, que contribuiria para a finalização do modelo de gestão tradicional, imposta pelos fornecedores atuais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Tomelin, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutorado em Administração e Turismo; Mestrado em Turismo e Hotelaria; Especialização em Turismo e Hotelaria; Especialização em Marketing; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Turismo. Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Comunicação Turismo e Lazer – Universidade do Vale do Itajaí.
  • Doris Van De Meene Ruschmann, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutorado em Ciências da Comunicação; Mestrado em Ciências da Comunicação; Graduação em Turismo. Docente e Pesquisadora do Curso/Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria – Universidade do Vale do Itajaí.
  • Diva de Mello Rossini, Universidade do Vale do Itajaí
    Mestrado em Engenharia de Produção; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Arquiteta e Urbanista. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TOMELIN, Carlos Alberto; RUSCHMANN, Doris Van De Meene; ROSSINI, Diva de Mello. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Relacionamento nas Agências de Viagens de Santa Catarina. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 576–600, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p576-600. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79788.. Acesso em: 26 abr. 2024.