A Inserção da Juventude no Turismo no Espaço Rural e a Construção da Hospitalidade Local: o caso do Assentamento Ipanema (Iperó-SP)

Autores

  • Mayara Roberta Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Célia Futemma Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p601-626

Palavras-chave:

Juventude Rural, Turismo no Espaço Rural, Assentamento de Reforma Agrária, Hospitalidade Local, Empreendedorismo

Resumo

O jovem rural é um importante agente relativo às ações de autonomia local junto aos novos rumos do campo. O despertar pelas atividades pluriativas, como o turismo rural, complementaria a renda local junto à vocação natural agrícola através do fluxo de visitantes. Tais disposições, somadas às políticas públicas são essenciais para que as propriedades rurais busquem de forma autônoma a construção de sua hospitalidade local, investindo, por exemplo, no potencial de seus jovens como gestores da atividade turística local. Assim, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 30 jovens residentes dos Assentamentos Ipanema, localizado no município de Iperó no estado de São Paulo (Brasil). Os resultados indicam o interesse dos jovens assentados na atividade turística e, portanto, o potencial da inserção dos mesmos no gerenciamento e execução do turismo no espaço rural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara Roberta Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Desenvolvimento Rural - UFRGS/ Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) Bacharel em Turismo -UFSCar (Campus Sorocaba)
  • Célia Futemma, Universidade Estadual de Campinas
    Pesquisadora e Professora do Doutorado Ambiente e Sociedade (NEPAM-IFCH/ UNICAMP)

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARTINS, Mayara Roberta; FUTEMMA, Célia. A Inserção da Juventude no Turismo no Espaço Rural e a Construção da Hospitalidade Local: o caso do Assentamento Ipanema (Iperó-SP). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 601–626, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p601-626. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79789.. Acesso em: 24 abr. 2024.