O Parque da ESALQ como Espaço Público Multifuncional e de Lazer em Piracicaba, SP

Autores

  • Sara Ruiz Hirata Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Patrícia Karina Sete
  • Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p627-653

Palavras-chave:

Parque da ESALQ, multifuncionalidade, inclusão social, ambiente e qualidade de vida.

Resumo

O campus “Luiz de Queiroz” (ESALQ), da Universidade de São Paulo, é uma unidade que fica em Piracicaba, interior de São Paulo. Nele, além do ensino, há diversas práticas que envolvem a visitação ao seu Parque e trazem o objetivo do presente trabalho de analisar os múltiplos usos do mesmo para avaliá-lo como equipamento do espaço urbano e sua relevância na inclusão social. Para investigação e descrição dos usos desse espaço, o GEEDES[1] aplicou questionários de caráter qualitativo em 2009 e 2011 abordando 87 e 100 visitantes, respectivamente, levantando seu perfil e expectativas. Considerando-se aspectos ambientais, culturais e históricos, obtiveram-se informações da relação do visitante quanto à infraestrutura receptiva, importância como espaço público e motivações. Em 2009 e em 2011 mais de 80% dos visitantes eram de Piracicaba. No último ano foi apontado que 43% possuem ensino superior, 17% curso técnico, 30% ensino médio e 10% ensino fundamental. Sobre a renda familiar em salários mínimos mensais, também em 2011, distribuíram-se em: 6% não responderam, 50% afirmaram ter renda entre 6 e 10, 20% entre 10 e 20, 17% entre 3 e 5 , 7% entre 1 e 2.  Quanto à motivação citaram: lazer, exercícios físicos, contato com a natureza, paisagem e importância histórica/arquitetônica. Para melhorias da receptividade indicaram, principalmente, bebedouros, banheiros, lanches, lixeiras e coleta seletiva. O Parque da ESALQ é um espaço amplamente usado pelo caráter universitário e público para visitação, expressão da multiplicidade de suas funções que favorecem o turismo e a inclusão social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sara Ruiz Hirata, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
    Possui graduação em Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"(ESALQ) - Universidade de São Paulo (2010). Cursa o mestrado no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada CENA/ESALQ desde 2011 e trabalha na área de Gestão Turística de Ambientes Naturais, com ênfase em Gestão de Unidades de Conservação Estaduais.
  • Patrícia Karina Sete
    Graduada em Turismo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Experimental de Rosana. Prestadora de Serviços em Projetos para Turismo na Prefeitura Municipal de Ubarana-SP. Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.
  • Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
    Turismóloga, Geógrafa e Pedagoga, Mestra em Geociências e Meio Ambiente/ Unesp e doutora/ Ciências da Engenharia Ambiental/ EESC, USP (2000). Atualmente é docente da ESALQ- Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - USP, Piracicaba, SP, docente, coordenadora do Bacharelado em G.Ambiental e pesquisadora/ orientadora/ professora do PPG em Ecologia Aplicada/ CENA/ESALQ/USP.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

O Parque da ESALQ como Espaço Público Multifuncional e de Lazer em Piracicaba, SP. (2013). Revista Turismo Em Análise, 24(3), 627-653. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p627-653