Planejamento e Sustentabilidade: uma analise da gestão do turismo 2006-2008 a partir das representações dos termos Dendê, CVI e Maricultura no município de Valença, Bahia

Autores

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro Universidade Federal de Sergipe
  • Moema Maria Badaró Cartibani Midlej Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v24i3p676-693

Palavras-chave:

planejamento turístico, sustentabilidade, Valença-Bahia, participação

Resumo

O objetivo central desta pesquisa foi analisar como as representações das palavras dendê, CVI e maricultura são contempladas no planejamento turístico do município de Valença a partir da percepção dos atores sociais envolvidos no segmento turístico. A pesquisa foi dividida em duas etapas: num primeiro momento foi realizada pesquisa bibliográfica que constituiu a revisão de literatura. No segundo momento foi realizada uma pesquisa descritivo-explicativa, utilizando dados primários e secundários onde se buscou interpretar, a partir da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2004), qual a imagem econômica e sócio-cultural que os representantes do segmento turístico tem acerca destes termos no desenvolvimento do turismo da cidade. Os resultados obtidos apontaram dificuldades em integrar atividades de cerne econômico (consideradas estruturais) como o turismo e o planejamento, a questões de ordem ideológica (ou superestruturais), como cidadania, identidade, topofilia, responsabilidade social, ética e sustentabilidade (ORTIZ, 1998). A pesquisa concluiu que o processo de estruturação do turismo baseado na participação e integração dos setores público, privado e da comunidade local, pode trazer resultados mais efetivos e condizentes com a realidade da região. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro, Universidade Federal de Sergipe
    Possui graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo da Bahia (2000), graduação em Administracao de Empresas pela Universidade Catolica do Salvador (2001), especialização em educação pela Fundação Visconde de Cairú, é mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz e aluna de doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional pela UNIFACS. Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Planejamento, Políticas Públicas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, políticas e gestão do turismo, qualidade, gestão e desenvolvimento de pessoas, gestão e desenvolvimento de empresas. Atualmente é professora efetiva do Núcelo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe.
  • Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 1975, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa em 1980 e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2004. Pesquisadora da EMPRAPA Centro Nacional de Seringueira e Dendê (Manaus), de 1982 a 1990. Ingressou como docente na Universidade Estadual de Santa Cruz em 1980 na condição de Professora Adjunta, lecionando na área de Teoria Econômica. A partir de 2004 passou a ocupar a cadeira de Professora Titular no Departamento de Ciências Econômicas. Orienta alunos de pós-graduação (Mestrado e Especialização) na área de Cultura e Turismo, Economia de Empresa e Economia Regional. Vem orientando monografias de graduação em economia. Possui s artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, além de livro e capítulos de livros nas áreas de economia agrícola e educação superior. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Mercado e Comercialização, Educação Superior. Na UESC, de 1980 a 2011 ocupou os seguintes cargos administrativos: Direção do Departamento de Ciências Econômicas, Coordenação de Seleção e Orientação do Vestibular, Assessoria de Planejamento, Chefia de Gabinete. Em 2011 a monografia graduação intitulada Estrutura de Consumo Familiar no Bairro Santa Helena, Município de Buerarema, Bahia, de Priscilla Karley Vieira de Assunção, recebeu o Prêmio Jairo Simões de Economia, 3 lugar, pelo Conselho Regional de Economia, Seção Bahia.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CASTRO, Fernanda Meneses de Miranda; MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Planejamento e Sustentabilidade: uma analise da gestão do turismo 2006-2008 a partir das representações dos termos Dendê, CVI e Maricultura no município de Valença, Bahia. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 676–693, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v24i3p676-693. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79792.. Acesso em: 24 abr. 2024.