Alívio da Pobreza Através do Turismo Sustentável: análise do Plano Amanhecer da Paraíba

Autores

  • Bruna Carolina Stankys D’Angelis Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo Freire de Carvalho e Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p32-50

Palavras-chave:

Alívio da Pobreza, Turismo Sustentável, Políticas Públicas, Paraíba, Plano Amanhecer.

Resumo

Novos paradigmas de alívio da pobreza foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, acreditando no potencial da atividade turística em gerar inclusão pelo trabalho, aumento da renda e do bem estar social da população, foram também adotados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e pelo Ministério do Turismo. Dessa forma, o presente trabalho procura estudar o alívio da pobreza através do turismo, verificando as proposições para o desenvolvimento do turismo na Paraíba apresentadas pelo Plano Amanhecer, do Governo do Estado (2000). Trata-se de uma pesquisa principalmente qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e documental, na busca de compreender as relações entre turismo, sustentabilidade e alívio da pobreza. O Plano Amanhecer tinha como objetivo o desenvolvimento do turismo sustentável, considerando para tal a satisfação do turista, o mínimo de impactos ambientais e culturais, o cidadão satisfeito e o retorno dos investimentos. Como condição básica para o crescimento do turismo paraibano, estava o desenvolvimento integrado dos aspectos sociais, econômicos e urbanos e a preservação dos recursos naturais. Trata-se de um plano com falhas, apesar de já tratar do turismo sustentável, não trabalha com ações concretas e projetos elaborados para tal acontecimento. Além disso, é mais um na bagagem do estado da Paraíba, que sofre com descontinuidades, principalmente por motivos políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Carolina Stankys D’Angelis, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Especialista em Turismo de Base Local e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Graduado em História pela  Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor de Ciência Política da Universidade Federal da Paraíba 

Downloads

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

D’ANGELIS, Bruna Carolina Stankys; SILVA, Rodrigo Freire de Carvalho e. Alívio da Pobreza Através do Turismo Sustentável: análise do Plano Amanhecer da Paraíba. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 1, p. 32–50, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i1p32-50. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/80670.. Acesso em: 19 abr. 2024.