Abordagem Complexa e Desenvolvimento Local por meio do Turismo Solidário: o caso da rede “Brasilidade Solidária”

Autores

  • Rafael Ângelo Fortunato Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elza Neffa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p51-74

Palavras-chave:

Turismo solidário, Socioambientalismo, Desenvolvimento local, Ciências.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre as potencialidades de o turismo solidário contribuir para o desenvolvimento local, sendo pensado a partir de uma abordagem complexa e como o conceito do mesmo, representado pelos “6V`s”, funciona na análise da “Horta Comunitária do Morro da Coroa”, influenciada pelas concepções da “Rede Brasilidade Solidária”. O turismo solidário é compreendido a partir das discussões sobre complexidade, fenomenologia e desenvolvimento local e para sua melhor compreensão, apresentam-se reflexões sobre os sinais de uma crise paradigmática e a possível transição para um novo paradigma científico. Faz-se isso a partir de uma revisão bibliográfica. Em seguida, trabalha-se com análises feitas por meio da fenomenologia e da observação participante, durante um ano, na horta comunitária. Foi observado as potencialidades dos “6Vs” do turismo solidário como pilares de um novo conceito. Constatou-se ainda que a formação de redes, como proposto, é um importante instrumento para a atuação política, que visa fortalecer iniciativas voltadas para o desenvolvimento local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Ângelo Fortunato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara. Graduação em Turismo pela Universidade de Marília. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

  • Elza Neffa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior de Valença da Fundação D. André Arcoverde (CESVA/FA). Professora Adjunta do Doutorado em Meio Ambiente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FORTUNATO, Rafael Ângelo; NEFFA, Elza. Abordagem Complexa e Desenvolvimento Local por meio do Turismo Solidário: o caso da rede “Brasilidade Solidária”. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 1, p. 51–74, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i1p51-74. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/80672.. Acesso em: 19 abr. 2024.