O Papel das Redes Sociais no Desenvolvimento de Práticas Turísticas Sustentáveis: algumas reflexões teóricas

Autores

  • Andrés Burgos Delgado Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p75-101

Palavras-chave:

Redes sociais, Capital social, Turismo sustentável, Governança, Política de redes.

Resumo

No turismo, as redes sociais se apresentam como a materialização da governança, já que facilitam a troca de recursos entre as partes interessadas e permitem a realização de tarefas complexas que não poderiam ser desenvolvidas somente por ações individuais. Embora seja uma atividade com características inerentes que a relacionam estritamente com os conceitos de redes e capital social, existe uma carência de estudos que abordem conjuntamente os aspectos estruturais das redes sociais e os principais elementos do capital social para analisar os processos de governança turística. Este trabalho apresenta a abordagem das teorias de redes sociais e capital social com o objetivo de analisar suas relações como os processos de governança e contribuir assim na discussão sobre suas implicações na atividade turística, concretamente no desenvolvimento de práticas turísticas mais sustentáveis.

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Biografia do Autor

  • Andrés Burgos Delgado, Universidade de Brasília
    Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santiago de Compostela. Membro do Laboratório de Turismo e Sustentabilidade da UnB. Pesquisador no Centro de Desenvolvimento Sustentável.

Publicado

2014-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

O Papel das Redes Sociais no Desenvolvimento de Práticas Turísticas Sustentáveis: algumas reflexões teóricas. (2014). Revista Turismo Em Análise, 25(1), 75-101. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p75-101