Estratégias Empreendedoras em Associações de Condutores dos Parques Nacionais Piauienses: propostas de educação ambiental e responsabilidade socioambiental

Autores

  • Paulo Jordão Fortes UFPI - Universidade Federal do Piaui
  • Gaia Rego Fortes UFPI - Universidade Federal do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p337-353

Palavras-chave:

SWOT, Serra da Capivara, Turismo Arqueologico

Resumo

Este artigo é o resultado do projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), PROEXT 2009/edital 06. As estratégias sugeridasforam apresentadas no seminário de capacitação desenvolvido para os condutores de visitantes do Parque Nacional Serra da Capivara (PNSC) e Parque Nacional Sete Cidades(PN7C). Foram traçados dois objetivos principais. O primeiro foi criar formas inovadoras para gerar soluções em unidades de conservações a partir do conhecimento previamente adquirido pelos condutores de visitantes. O segundo objetivo era identificar comoestes condutores poderiam criar novas formas de explorar a atividade turística ao mesmotempo em que benefícios sociais, econômicos e ambientais pudessem ser alcançados com estas medidas empreendedoras. Para medir as forças e fraquezas internas do ambiente de trabalho dos condutores, foi utilizada a metodologia de Manzato (2005, 2007), previamente validada na classificação do turismo arqueológico. Após o agrupamento da opinião dos condutores sobre o ambiente interno, foram ofertadas oficinas para elencar as principais oportunidades e ameaças do ambiente externo. Esta etapa proporcionou o levantamento de todas as variáveis necessárias para uma análise SWOT a partir do conhecimento e da perspectiva dos condutores dos referidos parques.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Jordão Fortes, UFPI - Universidade Federal do Piaui
    Professor de Administração de Empresas da UFPI , Campus Ministro Petrônio Portella - Teresina (PI). Formado em Business Administration na University of Nebraska at Omaha (UNO), MBA em Gestão Empresarial (FGV-EBAPE) e Mestre em Administração (FGV-EBAPE)
  • Gaia Rego Fortes, UFPI - Universidade Federal do Piaui
    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI (PRODEMA//TROPEN), 2011-2013. Graduada em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (2008). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico, Ambiental, Comunitário, Rural), atuando principalmente no seguinte tema: jornalismo ambiental e científico.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FORTES, Paulo Jordão; FORTES, Gaia Rego. Estratégias Empreendedoras em Associações de Condutores dos Parques Nacionais Piauienses: propostas de educação ambiental e responsabilidade socioambiental. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 337–353, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p337-353. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83793.. Acesso em: 23 abr. 2024.