Turismo comunitário e favela-tour como expressões das novas dinâmicas do consumo turístico

Autores

  • Ricardo de Oliveira Rezende Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i2p354-372

Palavras-chave:

turismo, consumo, comunidade, favela-tour.

Resumo

O artigo trata das relações entre turismo e pobreza, processos originados pelo desenvolvimento do capitalismo industrial, mais precisamente do processo em que a paisagem da pobreza se torna mercadoria turística. O surgimento do turismo de massa, nos moldes da produção fordista se deu através da ‘commodificação’ do turismo, ou seja, a criação das mercadorias turísticas, consubstanciadas nos pacotes turísticos e na oferta de hotelaria padronizada. No entanto, o modelo fordista hegemônico vem abrindo espaço para novas dinâmicas de turismo, inseridas na modernidade líquida ou pós-fordista, que parecem estar ligadas à busca de pertencimento, segurança e autenticidade, fora dos pacotes e dos hotéis de bandeira internacional. Assim, surgem novas demandas de experiências turísticas, como aquelas em espaços urbanos pobres e ambientalmente degradados, como as favelas do Rio de Janeiro. O turismo, de fato, comercializa as paisagens, entretanto o turismo em favelas se diferencia, pois a paisagem não é atrativa pela sua pobreza e degradação ambiental. Este trabalho aborda duas destas formas novas de consumo turístico que se dão no ambiente de favelas: o turismo comunitário e o chamado favela-tour. O primeiro se refere a comunidades que se organizam para receber turistas, o segundo se refere à prática conhecida de tours em favelas do Rio de Janeiro e que não tem ligação direta com a comunidade local. O objetivo principal deste artigo é debater a existência de dois diferentes tipos de turismo que se dão no espaço-favela, mostrando suas diferenças principais e sua relação com a comunidade autóctone e seu ambiente.

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Biografia do Autor

  • Ricardo de Oliveira Rezende, Universidade de Brasília (UnB)
    Doutorando em Geografia

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

REZENDE, Ricardo de Oliveira. Turismo comunitário e favela-tour como expressões das novas dinâmicas do consumo turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 2, p. 354–372, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p354-372. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83795.. Acesso em: 18 abr. 2024.