Turismo e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Salvador, Bahia: o Estado, a sociedade e a realidade ignorada

Autores

  • Aniele da Silva Marquez
  • José Antônio Gomes de Pinho Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p552-579

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla sobre o turismo sexual e a exploração sexual infanto-juvenil em Salvador, BA, realizada entre 2007 e 2009, e atualizada em 2013, acerca do fenômeno na localidade investigada. O turismo sexual se enquadra como um fenômeno que demonstra complexidades, que vão desde a sua identificação, conceituação, delimitação e compreensão. Ainda que se perceba a timidez com que o assunto ainda é tratado no âmbito da sociedade, nota-se também o crescimento dos debates e a difusão das informações que permeiam o tema da exploração sexual comercial no turismo no Brasil. Para contextualizar a temática à realidade brasileira, optou-se por relacioná-la à história recente, através de um recorte, no âmbito do estado e da sociedade. Para tanto, considerou-se a percepção de pesquisadores e profissionais que se dedicam ao tema. A partir da pesquisa, foi possível concluir que, em relação ao estado, há expectativa de que existam ações mais efetivas para o enfrentamento do turismo e da exploração sexual de crianças e adolescentes, embora muitos entrevistados tenham evidenciado que o tema tem sido tratado com maior seriedade e envolvimento atualmente.

Palavras-chave: Turismo Sexual; Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Estado; Sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aniele da Silva Marquez
    Aniele da Silva Marquez: bacharel em Turismo pela Fundação Educacional São José (Santos Dumont, MG), Especialista em Negócios e Empreendimentos (UFJF - MG), Mestre em Administração UFBA).
  • José Antônio Gomes de Pinho, Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Graduação em Engenharia pela UNESP (1973), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ (1978) e doutorado em Regional Planning pela LSE- University of London (1986). Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Turismo e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Salvador, Bahia: o Estado, a sociedade e a realidade ignorada. (2014). Revista Turismo Em Análise, 25(3), 552-579. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p552-579