Turismo e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Salvador, Bahia: o Estado, a sociedade e a realidade ignorada

  • Aniele da Silva Marquez
  • José Antônio Gomes de Pinho Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla sobre o turismo sexual e a exploração sexual infanto-juvenil em Salvador, BA, realizada entre 2007 e 2009, e atualizada em 2013, acerca do fenômeno na localidade investigada. O turismo sexual se enquadra como um fenômeno que demonstra complexidades, que vão desde a sua identificação, conceituação, delimitação e compreensão. Ainda que se perceba a timidez com que o assunto ainda é tratado no âmbito da sociedade, nota-se também o crescimento dos debates e a difusão das informações que permeiam o tema da exploração sexual comercial no turismo no Brasil. Para contextualizar a temática à realidade brasileira, optou-se por relacioná-la à história recente, através de um recorte, no âmbito do estado e da sociedade. Para tanto, considerou-se a percepção de pesquisadores e profissionais que se dedicam ao tema. A partir da pesquisa, foi possível concluir que, em relação ao estado, há expectativa de que existam ações mais efetivas para o enfrentamento do turismo e da exploração sexual de crianças e adolescentes, embora muitos entrevistados tenham evidenciado que o tema tem sido tratado com maior seriedade e envolvimento atualmente.

Palavras-chave: Turismo Sexual; Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Estado; Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniele da Silva Marquez
Aniele da Silva Marquez: bacharel em Turismo pela Fundação Educacional São José (Santos Dumont, MG), Especialista em Negócios e Empreendimentos (UFJF - MG), Mestre em Administração UFBA).
José Antônio Gomes de Pinho, Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Graduação em Engenharia pela UNESP (1973), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ (1978) e doutorado em Regional Planning pela LSE- University of London (1986). Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2014-12-10
Como Citar
Marquez, A., & Pinho, J. A. (2014). Turismo e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Salvador, Bahia: o Estado, a sociedade e a realidade ignorada. Revista Turismo Em Análise, 25(3), 552-579. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p552-579
Seção
Artigos e Ensaios