Contribuição dos Recursos Estratégicos nos Processos de Criação da Inovação em uma Rede de Cooperação Hoteleira

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/FURB)
  • Clari Schuh Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS), Professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UNISC)
  • Patrinês Aparecida França Zonatto Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós Graduação em Administração, Mestranda em Administração (PPGA/UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p700-732

Palavras-chave:

Recursos estratégicos, Inovação, Redes de Cooperação Hoteleiras.

Resumo

A visão baseada em recursos é uma das principais vertentes teóricas relacionadas à estratégia organizacional, que busca explicar o desenvolvimento de recursos mais valiosos e a geração de vantagens competitivas nas empresas. No entanto, esta temática tem sido pouco investigada em redes de cooperação. Neste contexto, o estudo objetiva analisar a contribuição dos recursos estratégicos nos processos de criação da inovação em uma rede de cooperação hoteleira. Estudo de múltiplos casos, de natureza descritiva, foi realizado em uma rede de cooperação empresarial do setor hoteleiro. A partir da realização de entrevistas em profundidade com três proprietários de empresas associadas à rede pesquisada e utilizando-se da técnica de análise de conteúdo, procurou-se identificar os recursos estratégicos desenvolvidos pela rede estudada e suas contribuições nos processos de criação da inovação. Os resultados encontrados mostram que a rede pesquisada desenvolveu recursos estratégicos relacionados à gestão do conhecimento, tecnologia da informação e comunicação, marketing integrado, compartilhamento de investimentos, redução de custos e riscos e inovação colaborativa. Os recursos estratégicos identificados na pesquisa contribuíram positivamente para o desenvolvimento dos processos de criação da inovação na rede pesquisada, fortalecendo as organizações participantes da rede, a partir do acesso a recursos escassos ou inexistentes antes do seu ingresso na rede e do desenvolvimento de uma cultura colaborativa nas empresas. Conclui-se que o desenvolvimento de recursos estratégicos pode contribuir nos processos de criação da inovação em redes de cooperação hoteleiras, estabelecendo vantagem competitiva sustentável e agregando valor às organizações participantes da rede.

Palavras-chave: Recursos estratégicos, inovação, redes de cooperação hoteleiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau, Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/FURB)
    http://lattes.cnpq.br/1916486402947867
  • Clari Schuh, Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS), Professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UNISC)
    http://lattes.cnpq.br/4796432694324441
  • Patrinês Aparecida França Zonatto, Universidade de Santa Cruz do Sul, Programa de Pós Graduação em Administração, Mestranda em Administração (PPGA/UNISC)
    http://lattes.cnpq.br/6600499126029952

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ZONATTO, Vinícius Costa da Silva; SCHUH, Clari; ZONATTO, Patrinês Aparecida França. Contribuição dos Recursos Estratégicos nos Processos de Criação da Inovação em uma Rede de Cooperação Hoteleira. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 3, p. 700–732, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i3p700-732. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/87674.. Acesso em: 23 abr. 2024.