Turismo Urbano em São Paulo: reflexões teóricas e apontamentos empíricos

Autores

  • Thiago Allis Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba
  • Heliana Comin Vargas Universidade de São Paulo (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p496-517

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Atrativos turísticos, São Paulo (Brasil)

Resumo

Este trabalho discute o turismo urbano em São Paulo, tendo por argumento que, em grandes cidades, é imprescindível conhecer os perfis de seus visitantes, entendidos como “consumidores de lugar” (SELBY, 2004b). Para além dos dados oficiais disponibilizados pelo órgão local de turismo (São Paulo Turismo S/A), a unidade de análise empírica foram os 52 atrativos turísticos da cidade, elencados e selecionados a partir da consulta aos principais guias turísticos e fontes de informação turística sobre a cidade de São Paulo. Foram concebidos e distribuídos formulários eletrônicos a gestores desses atrativos, na perspectiva de identificar as origens dos visitantes, já que estas informações, até o presente, não estão consolidadas em uma base dados única. Como resultados, depreende-se que os principais atrativos da cidade são efetivamente visitados por moradores da Região Metropolitana de São Paulo, sugerindo que a análise e a gestãodo turismo na cidade de São Paulo devem levar em conta aspectos também de públicos locais e metropolitanos e explicitando a urgência de se realizarem levantamentos sistemáticos, abrangentes e inovadores relativos aos perfis dos “usuários da cidade” (MARTINOTTI, s/d). Entender suas características (origens, padrões de deslocamento, demandas, perfil de gastos, avaliação das experiências etc) pode contribuir para o alinhamento entre políticas urbanas e outras inicitivas de planejamento e gestão do turismo em contextos urbanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Allis, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba
    Doutor em Planejamento Urbano e Regional - FAUUSP (2012) Mestre em Integração da América Latina - PROLAM/USP (2006) Bacharel em Turismo - ECA/USP (2004)

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALLIS, Thiago; VARGAS, Heliana Comin. Turismo Urbano em São Paulo: reflexões teóricas e apontamentos empíricos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 496–517, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p496-517. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/87898.. Acesso em: 24 abr. 2024.