Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis

Autores

  • Cassio dos Santos e Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse Universidade Federal de São Carlos
  • Sílvio César Moral Marques Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p639-667

Palavras-chave:

Atrativo turístico, Planejamento, Formatação, Sustentabilidade, SEBRAE-SP.

Resumo

Este artigo parte do pressuposto que o planejamento do destino turístico, com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, deve focar e ressaltar seus atrativos turísticos, uma vez que esses elementos são responsáveis por promover o deslocamento de visitantes. Assim, a organização dos atrativos turísticos impacta na competitividade do destino no mercado turístico. Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de formatação de atrativos turísticos sustentáveis. Os dados que subsidiam as reflexões aqui apresentadas foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado final é a apresentação de um processo de formatação de atrativos turísticos, com uma abordagem prática e operacional no formato de auto solução, onde o proprietário e/ou gestor de atrativos turísticos, bem como os técnicos de projetos de turismo do SEBRAE-SP sejam capazes de implementar os procedimentos propostos neste trabalho. Este processo de formatação é composto por três etapas de desenvolvimento de atrativos turísticos (interpretação, diagnóstico e intervenção) que está alicerçado em cinco eixos estratégicos de análise (características do produto; estrutura física; segurança; gestão; promoção e comercialização). Espera-se que, ao contribuir para a análise da formatação de atrativos turísticos sustentáveis, possa-se criar subsídios para o processo de planejamento de destinos turísticos, no sentido de incrementar a qualidade das atividades de lazer e as experiências oferecidas, bem como orientar os profissionais que atuam diretamente na gestão desses equipamentos turísticos.

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Biografia do Autor

  • Cassio dos Santos e Oliveira, Universidade Federal de São Carlos
    Graduação em Agronomia,MBA em Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos,  MBA em Planejamento, Gestão e Marketing em Turismo, Mestrando em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (UFSCAR)
  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse, Universidade Federal de São Carlos
    Bacharel em Turismo, Mestre em Sociologia e Doutora em História (UFPR). Professora no Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e do Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (UFSCAR).
  • Sílvio César Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
    Graduação em Administração e Filosofia pela PUC Campinas, Mestrado em Filosofia pela PUC Campinas e Doutorado em Filosofia pela USP. Professor no Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e do Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (UFSCAR).

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Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA, Cassio dos Santos e; MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes; MARQUES, Sílvio César Moral. Processo de Formatação de Atrativos Turísticos Sustentáveis. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 639–667, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p639-667. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/88600.. Acesso em: 26 abr. 2024.