Ação Pública na Formação e Transformação do Destino Turístico de Porto de Galinhas - PE: um estudo dos referenciais no período de 1970 a 2010

Autores

  • Alba de Oliveira Barbosa Lopes Instituto Federal de Pernambuco.
  • Dinah dos Santos Tinôco Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p588-615

Palavras-chave:

Ação pública, Política de turismo, Referencial, Mediadores, Porto de Galinhas

Resumo

A construção de destinos turísticos é um fenômeno pouco estudado, mas relevante para o avanço da compreensão sobre o turismo no país. Buscou-se identificar como a ação pública impulsionou a formação e transformação do destino turístico de Porto de Galinhas, em Pernambuco, no período de 1970 a 2010. Foram identificados os atores, processos e referenciais para proceder a re(constituição) analítica da formação e transformação desse destino. Foram utilizadas pesquisas documental, bibliográfica e de campo como fontes de coleta de dados e empregadas as análises documental e de conteúdo. O quadro teórico baseou-se na análise cognitiva de políticas públicas desenvolvida na França. Os resultados mostraram que as ações públicas passaram por transformações, indicando mudanças de concepção, expressas nos referenciais das políticas públicas, analisadas a partir de uma periodização em três fases. Identificou-se que o Estado atuou em diferentes papéis e que nos anos 1970 exerceu um papel propulsor e quase exclusivo no turismo local caracterizado como “turismo social” e também de segunda residência. A partir da década de 1990, contudo, novos atores foram protagonistas das ações públicas, com destaque para os hoteleiros locais, tendo a política de turismo incorporado às visões de mundo de seus proponentes. O destino tornou-se um atrativo turístico nacional. Do ano 2000 em diante, ocorreu a internacionalização do turismo, sendo os novos componentes do trade turístico, grandes grupos hoteleiros internacionais, que desenvolveram um “turismo de elite”. Embora ainda alvo de programas federais e apesar da retórica da sustentabilidade, os problemas sociais e ambientais do Porto agravaram-se, podendo, inclusive, comprometer a atratividade do destino turístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Instituto Federal de Pernambuco.
    Doutorado em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e graduada em administração pela UFPE. Professora de nível técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco.
  • Dinah dos Santos Tinôco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pós-doutorado pela Universidade de Versailes Saint Quentin, França. Doutora e mestre em Urbanismo pela
    Universidade de Paris XI. Graduada em Economia pela UFRN onde é Profesora Asociada no Departamento
    de Ciências Administrativas. 

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LOPES, Alba de Oliveira Barbosa; TINÔCO, Dinah dos Santos. Ação Pública na Formação e Transformação do Destino Turístico de Porto de Galinhas - PE: um estudo dos referenciais no período de 1970 a 2010. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 588–615, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p588-615. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89129.. Acesso em: 25 abr. 2024.