Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação

Autores

  • Sandro Alves de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciana Alves Rodas Vera Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p188-215

Palavras-chave:

Emoções negativas, Experiências negativas, Turismo, Demanda turística

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo identificar as emoções evocadas em experiências negativas de turismo. A pesquisa teve uma fase qualitativa e outra quantitativa. Para alcançar o objetivo de levantar as emoções decorrentes de experiências negativas de turismo, a etapa qualitativa consistiu no uso da técnica dos incidentes críticos, solicitando que os informantes recordassem de um evento específico acontecido em viagens, que tivesse sido extremamente desagradável, e respondessem o que sentiram nessa experiência. Como resultado, 50 itens foram gerados. Na etapa quantitativa, foi realizado um survey com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 turistas. A análise fatorial exploratória foi a técnica estatística utilizada para encontrar a estrutura dimensional latente aos itens descritores das emoções negativas. Tal análise produziu seis fatores (dimensões), dos quais quatro estavam integralmente relacionados a dimensões encontradas na literatura: Medo, Tristeza, Inveja e Culpa/Vergonha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandro Alves de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Professor Assistente do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Professora Associada e pesquisadora do Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Luciana Alves Rodas Vera, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MEDEIROS, Sandro Alves de; GOSLING, Marlusa; VERA, Luciana Alves Rodas. Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 188–215, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p188-215. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89154.. Acesso em: 25 abr. 2024.