Pesquisa de Demanda para Turismo de Base Comunitária: desafios à promoção do encontro entre comunidades e viajantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p38-67Palavras-chave:
Pesquisa de demanda, Turismo comunitário, Projeto Vale das ConquistasResumo
Neste trabalho, nos propomos a refletir sobre as especificidades, limitações e desafios inerentes às pesquisas de demanda direcionadas a viajantes interessados em vivenciar experiências de turismo de base comunitária. Tal objetivo teve como inspiração a experiência de uma pesquisa de demanda realizada no âmbito do Projeto de Turismo Comunitário Vale das Conquistas, município de Brumadinho, MG. Os procedimentos metodológicos envolveram o levantamento bibliográfico sobre turismo de base comunitária, segmentação de mercado e perfis de demanda turística e, também, análises de pesquisas secundárias, com vistas ao estabelecimento de parâmetros de investigação que subsidiaram a elaboração do modelo de questionário utilizado para a realização das pesquisas com demanda potencial em localidades turísticas próximas à área de abrangência do projeto. Os resultados estimularam importantes debates sobre os desafios de se realizar pesquisas de demanda potencial para esse público. Ao mesmo tempo, indicaram que os processos de formatação e comercialização de propostas de turismo de base comunitária devem priorizar estratégias voltadas à divulgação em mercados regionais, realização de pesquisas de demanda periódicas e investimento na disponibilização de informações de qualidade aos visitantes.Downloads
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