Qualidade de Serviço em Atrativos Turísticos: um estudo da percepção dos turistas de Florianópolis - SC - Brasil

Autores

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p112-138

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, Atrativos turísticos, Demanda turística, Florianópolis

Resumo

A análise da demanda turística pode ser realizada a partir de diferentes prismas. No mercado dinâmico e competitivo do turismo, identificar a percepção de qualidade do turista é relevante para a melhoria da gestão de destinos, atrativos, meios de hospedagem, restaurantes e outros equipamentos. A partir disso, o objetivo desta pesquisa é identificar a percepção do turista sobre a qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e de campo. O instrumento utilizado foi o questionário fechado, aplicado junto a 476 turistas de Florianópolis, selecionados por conveniência entre fevereiro e março de 2014. Os dados foram tabulados e analisados com estatística descritiva e inferencial, utilizando o Software SPSS. Os principais resultados indicam que os turistas percebem a qualidade de serviços em atrativos num nível de mediano a bom. As categorias acesso, segurança e qualidade técnica foram as que tiveram pior avaliação. A categoria experiência foi a única que ultrapassou o nível bom. Verificou-se que os indicadores de segurança, acessibilidade de pessoas com deficiência, banheiros, limpeza, infraestrutura, preço, sinalização interna e localização/acessibilidade necessitam de atenção prioritária e gestão para mudanças.

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Biografia do Autor

  • Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração na UFSC. Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing – GEPEM da UDESC e Líder Pesquisador do Núcleo de Estudos em Hospitalidade do IFSC.
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina
    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal de Santa Catarina . Foi Professora e Pesquisadora da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde coordenou o curso de mestrado em Administração de 2006 a 2011. Atualmente, é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Administração/CSE.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MONDO, Tiago Savi; FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. Qualidade de Serviço em Atrativos Turísticos: um estudo da percepção dos turistas de Florianópolis - SC - Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 112–138, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p112-138. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89170.. Acesso em: 23 abr. 2024.