O Uso de Modelos de Demanda Turística na Estimação dos Impactos da Mudança Climática sobre o Turismo

Autores

  • Jaume Rosselló Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Aon Waqas Institute of Management Sciences of Peshawar

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p4-20

Palavras-chave:

mudança climática, modelagem da demanda turística, modelos de escolha, séries temporais, modelos agregados

Resumo

Com o crescente interesse em avaliar as consequências da mudança climática no turismo, parte da literatura tem tentado integrar fatores climáticos à estimação de modelos de demanda turística. Este estudo analisa como os efeitos da mudança climática sobre os fluxos turísticos têm sido avaliados utilizando modelos de demanda turística, discutindo os fundamentos teóricos por trás de cada uma das três perspectivas consideradas na literatura: séries temporais, modelos de escolha e modelos agregados. Apesar das diferenças metodológicas, os resultados sugerem um panorama similar entre os destinos mais afetados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaume Rosselló, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
    Professor da área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP). Bacharel e mestre em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha.
  • Aon Waqas, Institute of Management Sciences of Peshawar
    Departament of Management Sciences of the Institute of Management Sciences of Peshawar, Pakistan. Phd candidate at the Universitat de les Illes Balears (Spain).

Downloads

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ROSSELLÓ, Jaume; WAQAS, Aon. O Uso de Modelos de Demanda Turística na Estimação dos Impactos da Mudança Climática sobre o Turismo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 1, p. 4–20, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p4-20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89171.. Acesso em: 16 abr. 2024.