Impactos do Turismo sobre o Emprego na Região Metropolitana de Vitória-ES: uma aplicação de coeficientes de demanda

Autores

  • Eduardo Reis Araujo Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo.
  • Leandro de Souza Lino Unicape/Faesa.
  • Paulo Henrique Assis Feitosa Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p518-540

Palavras-chave:

Economia do Turismo, Espírito Santo, Coeficiente de Demanda

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar os impactos sobre o mercado de trabalho, em doze atividades turísticas em seis municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES, a partir da estimação de coeficientes de demanda.A metodologia usada sugere o uso de indicadores do mercado de trabalho como um meio para avaliar estes impactos a partir da combinação de dados primários originais e estatísticas oficiais. Suas principais contribuições para o estágio atual das pesquisas acadêmicas são a proposta de delimitação de oferta turística compatível com a definição da Organização Mundial do Turismo e o próprio ineditismo da pesquisa de campo para estimação da participação do consumo turístico em relação ao total da oferta turística no âmbito municipal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Reis Araujo, Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo.
    Mestrado e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Consultor da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo.
  • Leandro de Souza Lino, Unicape/Faesa.
    Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Graduação em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Unicape/Faesa.
  • Paulo Henrique Assis Feitosa, Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    Doutorando em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrado e Graduação em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ARAUJO, Eduardo Reis; LINO, Leandro de Souza; FEITOSA, Paulo Henrique Assis. Impactos do Turismo sobre o Emprego na Região Metropolitana de Vitória-ES: uma aplicação de coeficientes de demanda. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 518–540, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i3p518-540. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89494.. Acesso em: 16 abr. 2024.