Extensão Rural e Turismo: caminhos que se cruzam?

Autores

  • Alexandre Mendes de Pinho Universidade Federal de São Carlos
  • Andrea Rabinovici Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p358-384

Palavras-chave:

Extensão rural, Turismo rural, Estado de São Paulo, Sustentabilidade

Resumo

A extensão rural contemporânea se depara com um meio rural transformado num espaço de novas ruralidades, entre elas a inserção do turismo, devendo então reorientar a atuação de seus técnicos, preparando-os para novas práticas extensionistas. De modo geral, a participação das entidades públicas de extensão rural no contexto do turismo ainda é incipiente e varia entre os estados. Este artigo traz alguns aspectos advindos de uma pesquisa descritiva realizada no ano de 2013 junto a técnicos do serviço de extensão rural oficial do estado de São Paulo, sobre sua percepção no contexto do turismo rural e sobre sua preocupação com a sustentabilidade aplicada ao turismo. É fundamental investir em treinamento para estes técnicos, em especial em capacitações diferenciadas que promovam análises críticas ao turismo. Os extensionistas adquirem importante papel social como agentes mediadores de desenvolvimento, desde que por meio de processos endógenos e participativos, abordando as relações e conflitos entre cultura, comunidade rural, meio ambiente, patrimônio e turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Mendes de Pinho, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Engenharia Agronômica (1996) e em Licenciatura em Ciências Agrárias (2007) pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" -ESALQ/USP. Atualmente é Assistente Agropecuário, atuando na Assessoria Técnica de Políticas Públicas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - CATI/SAA

Downloads

Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PINHO, Alexandre Mendes de; RABINOVICI, Andrea. Extensão Rural e Turismo: caminhos que se cruzam?. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 358–384, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p358-384. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/90000.. Acesso em: 24 abr. 2024.