Satisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares

Autores

  • Fabiana Gama de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p795-816

Palavras-chave:

Marketing de lugares, Residentes, Qualidade de vida

Resumo

Esse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. 

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Biografia do Autor

  • Fabiana Gama de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba
    Graduação em Administração UFPB, Doutoranda em Administração UFPB, Professora de Administração da UFPB
  • Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba
    Graduação em Administração. Doutorado em Administração - FGV. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA/UFPB

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MEDEIROS, Fabiana Gama de; COSTA, Francisco José da. Satisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 795–816, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p795-816. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/96970.. Acesso em: 26 abr. 2024.