Olaria e Turismo Cultural: reflexões sobre o caso Alentejo-Portugal

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • João Albino Silva Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p933-959

Palavras-chave:

Identidade, Turismo cultural, Olaria, Alentejo, Portugal

Resumo

O propósito norteador deste artigo é trazer algumas reflexões sobre a produção espacial oleira do destino turístico Alentejo. Os fatos ora apresentados ressaltam que estamos em presença de um dos mais importantes elementos identitários dessas populações, a arte popular oleira. Desse modo, o encadeamento geográfico deste artigo tem como escala de análise os municípios de Évora, Redondo, Viana do Alentejo, Estremoz e a aldeia de São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz). Metodologicamente, o ponto de partida de análise desta pesquisa diz respeito a um “modelo com os elementos que caracterizam as olarias e os oleiros do destino turístico Alentejo”, colocando a peça de barro no centro do debate. Para o desenvolvimento deste texto, o levantamento bibliográfico, a aplicação de inquéritos, os trabalhos de campo, as conversas informais registradas em caderno de campo e a obtenção do material fotográfico foram essenciais. Por fim, o artigo mostra quem são os oleiros no destino turístico internacional, destacando o perfil desses sujeitos como resultado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Professor e Pesquisador do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG)inistrada pelo Prof. biente de Cerrado" Universidade Federal de Uberl. Doutor pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IGUFU/MG). Pós-doutorando em Turismo pela Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve (UALG/Portugal).

  • João Albino Silva, Universidade do Algarve
    Doutorado em Economia, Universidade Técnica de Lisboa e Agregado em Economia do Turismo, Universidade do Algarve. Professor catedrático da Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve (UALG). Diretor do Programa de Doutoramento em Turismo da FE da UALG. Investigador do Centro de Investigação do Espaço e das Organizações (CIEO). Interesses de investigação relacionados com economia do turismo, desenvolvimento regional e destinos turísticos e políticas públicas e governança no turismo.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VIEIRA SANTOS, Jean Carlos; SILVA, João Albino. Olaria e Turismo Cultural: reflexões sobre o caso Alentejo-Portugal. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 933–959, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p933-959. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/97130.. Acesso em: 18 abr. 2024.