A Construção e Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural em Portugal: o papel da administração central nos seus conteúdos

Autores

  • Lúcia Pato Instituto Politécnico de Viseu; Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p919-932

Palavras-chave:

Turismo rural, Legislação, Portugal

Resumo

Desde cedo que a administração central do estado tem tido uma influência notável na difusão do setor do turismo rural em Portugal, contando o produto oficialmente designado como “turismo no espaço rural” (TER) com aproximadamente três décadas. Não obstante algumas experiências anteriores, o TER foi criado em 1986 contando nesse ano com apenas três modalidades de alojamento. O espaço rural foi assim consagrado como um espaço de turismo, um turismo que sendo novo se materializava como um produto sustentável e familiar e por essa via distinto dos que preenchiam o mercado. As exigências em termos de construção, mobiliário e decoração, dificultavam no entanto o acesso à larga maioria das populações rurais e aos pequenos e médios agricultores. Decorreram mais de dez anos até às questões de desenvolvimento rural serem assumidas como um dos objetivos a atribuir ao TER. Na legislação de 1997 o conceito é redefinido, o TER é alargado a duas novas modalidades de alojamento mais populares e ao domínio da animação turística. Apesar da ênfase na valorização do património das zonas rurais, em 2002, com a nova redefinição da legislação, as questões relativas ao desenvolvimento rural parecem ter sido esquecidas pela administração central. Data de 2008 a última grande alteração em termos da conceção do produto turístico. O TER perde aqui a modalidade que esteve na sua conceção (turismo de habitação), não sendo igualmente referidas as questões relativas ao desenvolvimento rural e à familiaridade dos empreendimentos afetos à atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Pato, Instituto Politécnico de Viseu; Universidade de Aveiro

    Maria Lúcia de Jesus Pato é doutorada em turismo pela Universidade de Aveiro desde 2012 e possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Rural (2004) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde 2001 desenvolve as suas atividades profissionais no Instituto Politécnico de Viseu, onde começou por lecionar disciplinas da área científica de economia e sociologia rural. Presentemente na categoria de professor adjunta leciona várias disciplinas na área da gestão, do marketing, do empreendedorismo e do turismo.

    É membro colaborador da Unidade de Investigação GOVCOOP da Universidade de Aveiro. Recentemente participou no projeto de investigação “The overall rural tourism experience (ORTE) and sustainable local community development” promovido pela UA e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

    Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais na área do turismo (e afins) e publicado vários artigos também nestas áreas. Os seus interesses incluem a área do desenvolvimento rural e sociologia rural, o turismo, o marketing e o empreendedorismo em áreas rurais.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PATO, Lúcia. A Construção e Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural em Portugal: o papel da administração central nos seus conteúdos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 919–932, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p919-932. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/97421.. Acesso em: 26 abr. 2024.