Perfil do Turista com Base nos Elementos Astrológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p880-902

Palavras-chave:

Perfil do turista, Percepção, Personalidade, Astrologia.

Resumo

O presente artigo aborda o tema perfil do turista com o olhar da astrologia e, mais especificamente, dos elementos astrológicos. Encontram-se discussões sobre segmentação psicográfica, motivações e o comportamento do consumidor turista e sua personalidade de acordo com a parte da astrologia que influencia padrões básicos de percepção dos indivíduos: os elementos astrológicos Fogo, Terra, Ar e Água. O objetivo é analisar a possibilidade de a astrologia influenciar desejos, escolhas e/ou decisões relativos ao consumo consciente de atividades e serviços turísticos. Além disto, são apresentadas atividades turísticas que tem correspondência com as características de cada elemento astrológico. A pesquisa possui caráter exploratório e, a partir de aplicação de questionários e elaboração de mapas astrais, procura mostrar se as pessoas estão conscientes ou não de suas percepções de acordo com os elementos astrológicos que as influenciam de maneira dominante. Cada elemento astrológico possui um conjunto de características específico àquele elemento, dos quais dois dos quatro elementos exercem uma maior influência sobre o indivíduo (dominantes), enquanto os outros dois costumam agir inconscientemente. Os resultados da pesquisa apresentam relação com esta definição, onde a maioria dos entrevistados está consciente de dois ou um de seus elementos astrológicos dominantes. Esta consciência por parte dos próprios turistas pode possibilitar uma nova forma de olhar para o turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Helenni Gebara Santin, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Mestranda em Geografia no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil. E-mail: barbarahelenni@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTIN, Bárbara Helenni Gebara. Perfil do Turista com Base nos Elementos Astrológicos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 880–902, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p880-902. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/98494.. Acesso em: 16 abr. 2024.