Gastronomia e Sustentabilidade: uma análise da percepção da sustentabilidade ambiental em restaurantes buffet

Autores

  • Laura Puntel Faculdade Estácio de Florianópolis.
  • Katarzyna Bortnowska Marinho Professora do Curso de Gastronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Faculdade Estácio de Florianópolis e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p668-694

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Gastronomia, Restaurante sustentável, Florianópolis.

Resumo

O presente artigo abordou o tema sustentabilidade no setor gastronômico com o objetivo de analisar a percepção dos gestores de restaurantes buffet com relação às 'boas práticas' de sustentabilidade ambiental. Este assunto na Gastronomia envolve questões como agricultura, fornecedores e transporte, economia de recursos naturais e utilização de tecnologias limpas, procedimentos corretos para manipulação, porcionamento e produção dos alimentos, além da correta gestão dos resíduos produzidos. A aplicação de um questionário aos gestores de dezoito restaurantes da tipologia referida nos bairros Lagoa da Conceição e Rio Tavares em Florianópolis, demonstrou que 72% consideram que o restaurante causa algum tipo de impacto ambiental, enquanto 28% consideraram não impactar o meio ambiente de forma negativa, porém, mesmo entre os estabelecimentos que consideraram não causar impactos, alguma ação é realizada no sentido de minimizar os efeitos nocivos, resultando em 94% das respostas positivas na aderência a sustentabilidade. A importância da elaboração deste trabalho ocorreu no sentido de identificar as ações sustentáveis por meio da pesquisa bibliográfica e posterior análise da percepção dos gestores, bem como chamar a atenção para a relevância da execução das ações identificadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Puntel, Faculdade Estácio de Florianópolis.
    Graduação em Bacharelado em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Florianópolis.
  • Katarzyna Bortnowska Marinho, Professora do Curso de Gastronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Faculdade Estácio de Florianópolis e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC.
    Mestre em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Curso de Gastronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Faculdade Estácio de Florianópolis e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Gastronomia e Sustentabilidade: uma análise da percepção da sustentabilidade ambiental em restaurantes buffet. (2015). Revista Turismo Em Análise, 26(3), 668-694. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i3p668-694