Lazer, Turismo e Espaço Urbano: a reconversão portuária na cidade de Santa Fé, Argentina

Autores

  • Jéssika Paiva França Universidade Federal do Pará e Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p299-322

Palavras-chave:

Espaço, Planejamento Urbano, Área portuária, Frente de água, Lazer e turismo.

Resumo

Este artigo é resultante de um estágio realizado no ano de 2014 na Universidade Nacional del Litoral, na cidade de Santa Fé na Argentina em parceria com a Universidade de São Paulo e financiamentoda instituição SANTANDER. Tem como objetivo, o estudo da área portuária da cidade de Santa Fé que foi transformada em um complexo de lazer e turismo seguindo uma tendência internacional de reconfiguração de espaços waterfronts (frente de águas). A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e realização de entrevista semiestruturada junto à secretaria de planejamento urbano da cidade. Os resultados apontam que a área portuária no ano de 2004 passou por um processo de reconversão de suas funções, objetivando o atendimento a uma política de planejamento estratégico de cidade, em busca da retomada do papel de centralidade. Ao seu término é traçada uma reflexão sobre a postura assumida pelos gestores públicos na cidade contemporânea e o peso destinado a atividade turística enquanto viés de desenvolvimento econômico local. A reconversão portuária em Santa Fé está baseada em um modelo internacional de planejamento urbano e utilização de espaços em frentes de água para fins de lazer e turismo, viabilizados através de parceria estabelecida entre os setores público e o privado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssika Paiva França, Universidade Federal do Pará e Universidade de São Paulo
    Professora da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará - UFPA e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP (São Carlos).

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FRANÇA, Jéssika Paiva. Lazer, Turismo e Espaço Urbano: a reconversão portuária na cidade de Santa Fé, Argentina. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 2, p. 299–322, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i2p299-322. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/99229.. Acesso em: 25 abr. 2024.