Festas Tradicionais no Entorno da Estrada Boiadeira no Paraná: um potencial para o turismo rural

Autores

  • Josemara Marques dos Rêis Bacharel em Turismo e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão.
  • Juliana Teixeira Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p364-387

Palavras-chave:

Roteiro Turístico, Estrada Boiadeira, Turismo Rural.

Resumo

Devido ao crescimento da urbanização do campo, entre outros aspectos, as grandes propriedades se expandiram sobre os pequenos sitiantes que foram vendendo os seus bens e se deslocando para a cidade. Em meio a esse cenário, muitos agricultores de base familiar ainda residem no campo mesmo com diversas dificuldades. Essa é a realidade das comunidades do entorno da Estrada Boiadeira no interior do Estado do Paraná, em que os agricultores familiares ainda mantém vivas as tradições de seus antepassados como as festas religiosas, festas juninas, festas gastronômicas e demais representações sobre seu modo de vida. O referente trabalho teve como objetivo geral investigar a viabilidade de implantação do roteiro turístico no entorno da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira. A presente pesquisa tem caráter descritivo e exploratório com características de investigação qualitativa. Em uma primeira etapa foi realizada revisão da literatura em livros e artigos de periódicos especializados. Na segunda etapa foi realizada a pesquisa de campo com o intuito de levantar dados sobre as comunidades utilizando as técnicas de observação sistemática, entrevistas semiestruturadas e questionários. Foi observado como resultado que as comunidades e suas festas tradicionais possuem recursos que viabilizam a implementação de roteiro turístico no entorno da Estrada Boiadeira. Porém para que o mesmo seja estruturado com sucesso ainda faltam readequações necessárias em cada comunidade. Acredita-se que o desenvolvimento do roteiro ajudará a manter vivas as tradições culturais de cada localidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Teixeira, Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão
    Formada em Turismo e Meio Ambiente (2005/2008) pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Foi aluna de Iniciação Científica pelo Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar da FECILCAM (2007/2008) e pesquisadora bolsista pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenv. Científico e Tecnológico do Paraná (2007/2008). Mestre em Geografia (2009/2011) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi pesquisadora bolsista pela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é professora Assistente do curso de graduação em Turismo e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Paraná Campus Campo Mourão. Realiza pesquisas relacionadas principalmente ao turismo e as questões ambientais e rurais.

Downloads

Publicado

2016-09-08

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Festas Tradicionais no Entorno da Estrada Boiadeira no Paraná: um potencial para o turismo rural. (2016). Revista Turismo Em Análise, 27(2), 364-387. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p364-387