Um panorama bibliométrico do storytelling no turismo: por uma atualização conceitual ao uso das narrativas

Autores

  • Cristiano Silva Casado Universidade Federal do Paraná
  • Thays Cristina Domareski Ruiz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p259-278

Palavras-chave:

Turismo, Comunicação, Discurso, Narrativa de viagem, Bibliometria

Resumo

Inovações tecnológicas permitiram maior fluidez e alcance das mensagens, com participação do público-alvo na geração de conteúdo, e mudaram as narrativas. O transmedia storytelling se insere neste contexto de transformação. O desenvolvimento das histórias se dá pela participação de diversos sujeitos que atuam voluntariamente na construção colaborativa. Ao combinar a narrativa com o turismo, antecipam-se formas de comunicação, trazendo novas oportunidades com o aprimoramento das estratégias de comunicação e marketing. Por ser um estudo exploratório, este artigo realizou revisão bibliométrica da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Foram empregadas as palavras-chave “storytelling” e “tourism” em duas bases de dados (Web of Science e SciELO). Compilou-se uma amostra de 129 artigos. Os resultados apontaram que o estudo da temática é recente; a amostra final apresentou estudos publicados nos últimos 19 anos e os principais temas abordados envolvem linguagem, tecnologia da informação e da comunicação, experiência/emoção, identidade/memória e estratégia/marketing. Verificou-se que o turismo aborda a narrativa predominantemente como um conceito da narratividade na comunicação humana ou características de disseminação em plataformas digitais. Apenas cerca de 3% (quatro artigos) abordam o transmedia storytelling. Portanto, a abordagem do storytelling está empregada de forma parcial, fora do contexto da convergência midiática, abrindo caminho para a interdisciplinaridade do turismo e da comunicação. Os resultados contribuem para o aprofundamento desta perspectiva teórica, com um tema atual e que está em evidência, pois promoveu-se um delineamento do campo científico.

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Biografia do Autor

  • Cristiano Silva Casado, Universidade Federal do Paraná

    Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Paraná, Brasil.

  • Thays Cristina Domareski Ruiz, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Programa de Mestrado em Turismo na Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CASADO, Cristiano Silva; RUIZ, Thays Cristina Domareski. Um panorama bibliométrico do storytelling no turismo: por uma atualização conceitual ao uso das narrativas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 2, p. 259–278, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p259-278. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/198418.. Acesso em: 16 abr. 2024.