Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi

Autores

  • Lilian Dominguez Santana Universidade Federal de Minas Gerais - BH
  • Marlusa de Sevilha Gosling UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - BH

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90

Palavras-chave:

Imagem única de destino turístico, Ilhéus (BA), Jorge Amado, Cacau

Resumo

Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Dominguez Santana, Universidade Federal de Minas Gerais - BH

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Marketing Estratégico (FTC).

  • Marlusa de Sevilha Gosling, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - BH

    Pós-doutora em Gestão do Turismo (Universidade do Algarve, Portugal), Doutora em Administração (UFMG), Professora Associada 2 de Marketing da UFMG e coordenadora do Neecim-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo)

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTANA, Lilian Dominguez; GOSLING, Marlusa de Sevilha. Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 1, p. 71–90, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/116687.. Acesso em: 19 abr. 2024.