Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens.

Autores

  • Ana Luiza de Albuquerque Tito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Paula Normandia Moreira Brumatti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p424-437

Palavras-chave:

Pós-turista, Experiência, Agências de viagem.

Resumo

O fenômeno turístico constitui um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios. As motivações de viagens e os destinos turísticos fazem parte de uma rede de significados pessoais e sociais e sua análise auxilia compreender a nova convivência social e as novas possibilidades mercadológicas. Estudos acerca do comportamento do consumidor no turismo trata a motivação como determinante básico do consumo e o processo de tomada de decisão como algo individual. Assim, pretende-se refletir o turista pós-moderno, suas necessidades e busca contínua por experiências de vida estabelecendo relação com as estratégias mercadológicas para a oferta das viagens no contexto das agências de viagens. Para tanto, foram entrevistadas seis agências de viagens do município de Natal- RN. Os resultados da pesquisa sinalizam que, segundo as agências de viagem, o consumidor do turismo tem buscado experiências, embora apontam que elas ainda não desenvolvem ações estratégicas neste sentido. Pensar o turismo contemporâneo não é descartar os elementos de natureza econômica e mercadológica que o constitui, mas compreender que sua essência está nas viagens como prática humana e a subjetividade que ela implica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza de Albuquerque Tito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Administração e Organização de Eventos – SENAC/CEATEL e Bacharel em Turismo pela Universidade Potiguar. E-mail: analuiza.tito@hotmail.com

  • Paula Normandia Moreira Brumatti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Cultura e Turismo- UESC. Docente do IFRN campus Canguaretama. Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP. Email: paulanmb@yahoo.com.br.

     

  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Ciências do Desenvolvimento Sócio-AmbientaL  pela Universidade Federal do Pará (NAEA / UFPA). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará. Coordenador da Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGTUR/UFRN (Mestrado e Doutorado). E-mail: wilkernobrega@yahoo.com.br

Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TITO, Ana Luiza de Albuquerque; BRUMATTI, Paula Normandia Moreira; NÓBREGA, Wilker Ricardo de Mendonça. Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 3, p. 424–437, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i3p424-437. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126046.. Acesso em: 17 abr. 2024.