Uma Experiência Turística no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Autores

  • Willi Jardim Costa Klink Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p551-573

Palavras-chave:

Transporte ferroviário de passageiros, Turismo ferroviário, Serviços turísticos, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Desenvolvimento regional.

Resumo

Em razão de consecutivas decisões políticas e ações governamentais em âmbito nacional, a oferta de transporte ferroviário de passageiros no Brasil se concentra, principalmente, no transporte férreo urbano presente em algumas áreas metropolitanas populosas. Há raros exemplos de trens que transportam passageiros de longa distância e alguns poucos trens turísticos que operam trechos curtos e, nem sempre, tem frequência regular. Um dos trechos ferroviários que conta com trem de passageiros, diários e regulares é o da Estrada de Ferro Vitória a Minas, operado pela empresa Vale, que liga as capitais Vitória-ES e Belo Horizonte-MG. Este estudo constitui-se em uma pesquisa exploratóriadescritiva, que empregou a técnica de observação participante, para concretizar o objetivo de registrar as experiências de um passageiro-turista, vividas pelo pesquisador, ao realizar o referido percurso. Como resultado detectou-se que apesar do serviço de passageiros ser oferecido para atender moradores da região e constituir-se em um fator que promove o desenvolvimento regional, ele também apresenta características que podem ser aproveitadas por turistas e por operadoras turísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willi Jardim Costa Klink, Universidade de São Paulo

    Graduando em Turismo e pesquisador de Iniciação Científica pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), São Paulo, SP, Brasil. E-mail: willi.klink@usp.br

     

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Outras Contribuições

Como Citar

KLINK, Willi Jardim Costa. Uma Experiência Turística no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 3, p. 551–573, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i3p551-573. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/143947.. Acesso em: 25 abr. 2024.