Avaliação de serviços no turismo

um mapa conceitual da teoria à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p499-517

Palavras-chave:

Turismo, Serviços turísticos, Qualidade de serviços turísticos, Mapa conceitual

Resumo

O mercado turístico apresenta crescente competitividade e por isso, as empresas buscam melhorar a captação das percepções dos seus clientes sobre a qualidade percebida durante o consumo do serviço. O estudo propôs um mapa conceitual sobre avaliação da qualidade de serviços no turismo, discutindo as perspectivas teóricas e práticas. Para isso, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, contemplando a análise de 148 artigos científicos e, construindo-se um portfólio com 10 artigos nacionais e 10 internacionais. Assim gerou-se um mapa conceitual que esquematiza as principais discussões na área. Por fim, a síntese e discussão dos resultados pautaram-se em três abordagens de estudo: teórica, de eventos e de modelos para a avaliação da qualidade em serviços turísticos. Esta pesquisa oferece contribuições teóricas e práticas através do mapa conceitual auxiliando na compreensão das principais abordagens das correntes de estudo e, na prática, estimula gerentes a avaliar de maneira efetiva a qualidade dos serviços oferecidos em seus respectivos empreendimentos.

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Biografia do Autor

  • Juliana Cardoso de Santana, Universidade Federal de Campina Grande

    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

  • Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFCG e do Curso de Administração na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, Paraíba, Brasil.

  • Petruska de Araujo Machado, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTANA, Juliana Cardoso de; MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem; MACHADO, Petruska de Araujo. Avaliação de serviços no turismo: um mapa conceitual da teoria à prática. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 3, p. 499–517, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i3p499-517. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176941.. Acesso em: 17 abr. 2024.