Cinema e turismo: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do turismo cinematográfico em Cabaceiras, Paraíba, Brasil

Autores

  • Priscila Fernandes Carvalho de Melo Universidade do Vale do Itajaí
  • Nathália Körössy Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p1-28

Palavras-chave:

Produções audiovisuais, Turismo cinematográfico, Gestão de destinos turísticos, Estratégias

Resumo

As produções audiovisuais são difusoras da imagem de destinos e canalizadoras de potenciais turistas. Por meio delas, emergiu o turismo cinematográfico. Os benefícios econômicos da atração de visitantes e diversificação da oferta turística relacionada a essas produções incentivam organizações de gestão de destino (OGD) a atuarem no desenvolvimento do turismo cinematográfico. O objetivo deste estudo é compreender como os agentes públicos atuam no desenvolvimento de Cabaceiras, Paraíba, a “Roliúde Nordestina”, como destino de turismo cinematográfico. Por meio de abordagem qualitativa e natureza descritiva, o estudo de caso, realizado entre 2019 e 2021, envolveu pesquisas bibliográficas, documentais, observação in loco e entrevistas com agentes institucionais municipais e estaduais para identificar as estratégias e ações implementadas para impulsionar o turismo cinematográfico naquele município. Foi realizada uma análise de conteúdo do tipo categorial por meio do software ATLAS.ti. Para subsidiar a análise, utilizou-se de estrutura teórico conceitual elaborada a partir da revisão sistemática da literatura, o fundamento teórico da pesquisa. Como principais resultados, verificou-se que os agentes de Cabaceiras executam ações relacionadas às quatro estratégias elencadas na estrutura conceitual da análise. Apesar da OGD municipal adotar ações relacionadas a todas as estratégias, sua atuação não está pautada em um planejamento integrado, apesar de ter um conjunto de agentes interessados em desenvolver o turismo cinematográfico na cidade. Em consequência, essa atuação é fragmentada, dispersa e esporádica, carecendo de coordenação e de estrutura de governança que agregue os agentes envolvidos no desenvolvimento da sinergia entre os setores turístico e audiovisual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Fernandes Carvalho de Melo, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Nathália Körössy, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora Em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo e do Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

Azcue, J. D. (2014). Análisis de la imagen de destino a través de la cinematografía: Málaga. Facultad de Turismo Máster Oficial en Dirección y Planificación del Turismo. Universidad de Málaga.Málaga/Espanha. http://hdl.handle.net/10630/7990

Bakiewicz, J., Leask, A., Barron, P., & Rakic, T. (2017). Management Challenges at Film Induced Tourism Heritage attractions. Tourism Planning & Development, 14(4), 548-566. https://doi.org/10.1080/21568316.2017.1303540

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Beeton, S. (2004). "Rural tourism in Australia: has the gaze altered? tracking rural images through film and tourism promotion". International Journal of Tourism Research. 6, 125-135. doi: 10.1002/jtr.479

Beeton, S. (2005). Film - induced tourism. Channel View Publications.

Beeton, S. (2008). Location, Location, Location: film corporations’ Social Responsibilities. Journal of Travel & Tourism Marketing, 24(2-3), 107-114. https://doi.org/10.1080/10548400802092551

Beeton, S. (2006). Understanding film-induced tourism. Tourism Analysis, 11(3), 181-188. https://doi.org/10.3727/108354206778689808

Beeton, S., & Cavicchi, A. (2015). Not quite under the Tuscan sun... the potential of film tourism in Marche Region. AlmaTourism , 4, 146-160. https://doi.org/10.6092/issn.2036-5195/4958

Bencivenga, A., Chiarullo, L., & Colangelo, D. (2015). Film Tourism in Basilicata. Almatourism Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 4, 241-260. https://doi.org/10.6092/issn.2036-5195/4964

Bolan, P., & Williams, L. (2008). The role of image in service promotion: focusing on the influence of film on consumer choice within tourism. International Journal of Consumer Studies, 32(4), 382-390. https://doi.org/10.1111/j.1470-6431.2008.00672.x

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5 (11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

Buchmann, A., Moore, K., & Fisher, D. (2010). Experiencing film tourism: authenticity and fellowship. Annals of Tourism Research, 37(1), 229-248. https://doi.org/10.1016/j.annals.2009.09.005

Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing , 7(4), 316-332. https://doi.org/10.1177/135676670100700403

Cavaliere, S., & Barletta, L. (2015). "Blockbuster movie, blockbuster location": cineturismo e costruzione dell`immagine dell`Itália per il pubblico indiano. Lingue Culture Mediazioni, 2(1), 29-45. https://doi.org/10.7358/lcm-2015-001-cava

Connell, J. (2012). Film tourism e Evolution, progress and prospects. Tourism Management, 33(5), 1007-1029. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2012.02.008

Croy, W. G. (2011). Film tourism: sustained economic contributions to destinations. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 3(2), 159-164. https://doi.org/10.1108/17554211111123014

Di Cesare, F., & La Salandra, A. (2015). Film induced, steps for a real exploitation in Europe. Almatourism, Journal of Tourism, Culture and Territorial development, 6(4), 1-17. https://doi.org/10.6092/issn.2036-5195/4949

Farayi, K. P., & Bolivia, M. (2018). The potencial contribution of Film Tourism to Zimbabwe's destination image. Africa Journal of Hospitality, Tourism and Leisure , 7 (3), 1-14. Open Access - http//: www.ajhtl.com

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 35(3), 20-29.

Hofmann, N. B. (2015). On-location film-induced tourism: sucess and sustainability. University of Pretoria, Petroria - Master's dissertation. [S.l.].

Hudson, S. (2011). "Working together to leverage film tourism: collaboration between the film and tourism industries". Worldwide Hospitality and Tourism Themes , 3(2), 165-172. https://doi.org/10.1108/17554211111123023

Hudson, S., & Ritchie, J. R. B. (2006). Film tourism and destination marketing: the case of Captain Corelli's Mandolin. Journal of Vacation Marketing , 12(3), 256-268. https://doi.org/10.1177/1356766706064619

Hudson, S., & Ritchie, J. R. B. (2006). Promoting destinations via film tourism: an empirical identification of supporting marketing initiatives. Journal of Travel Research, 44(4), 387-396. https://doi.org: doi:10.1177/0047287506286720

Hudson, S., & Tung, V. W. S. (2010). "Lights, camera, action.!" Marketing film locations to Hollywood. Marketing Intelligence & Planning, 28(2), 188-205. http://hdl.handle.net/1880/47849

Ikeda, M. G. (2015). As leis de incentivo e a política cinematográfica no Brasil a partir da “retomada”. Revista Eptic. Dossiê Cinema: suas políticas e economia. 17(3), 163 – 176.

Irimias, A. Business Tourism aspects of film tourism: the case of Budapest. Alma Tourism Journal of tourism, culture and territorial development, 2015.

Kim, S. (2012). The relationships of on site film tourism experiences, satisfaction, and behavioral intentions: the case of Asian audience's responses to a Korean historial TV drama. Journal of Travel & Tourism Marketing, 29(5), 472-484. https://doi.org/10.1080/10548408.2012.691399

Kim, S., & Assaker, G. (2014). An empirical examination of the antecedents of film tourism experience: a structural model approach. Journal of Travel & Tourism Marketing, 31(2), 251-268. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.873316

Kim, S., & Nam, C. (2015). Hallyu Revisited: Challenges and Opportunities for the South Korean Tourism. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 21(5), 524-540. https://doi.org/10.1080/10941665.2015.1068189

Leal, W. (2007). Cinema na Paraíba Cinema da Paraíba. João Pessoa: Santa Marta.

Lianza, M. T., Sarasua, C., Diez, G., & Jorge, E. (2011). Assessing film heritage as a city promotion tool. The 12th International Symposium on Virtual Reality, Archaeologyand Cultural Heritage VAST, 169-176. https://doi.org/10.2312/VAST/VAST11/169-176

Lima, D.; Durão, A. (2017). O cinema como ferramenta de promoção e atração turística: um estudo de caso na cidade de Cabaceiras – PB. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2(27-28), 439-443.

Lin, Y., & Huang, J. (2008). Analyzing the use of TV miniseries for Korea tourism marketing. Journal of travel & tourism marketing, 24(2-3), 223-227. https://doi.org/10.1080/10548400802092858

Liou, D. Y. (2010). Beyond Tokyo Rainbow bridge: destination images portrayed in Japanese drama affect Taiwanese tourists perception. Journal of Vacation Marketing, 16(1), 5-15. https://doi.org/10.1177/1356766709356137

Lopez, L., Mosquera, D. S., & González, R. C. (2015). Film Induced Tourism in the way of Saint James. Almatourism – Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 18-34. https://doi.org/10.6092/issn.2036-5195/4951

Lundberg, C., Ziakas, V., & Morgan, N. (2017). Conceptualising on-screen tourism destination development. Tourist Studies, 18(1), 83-104. https://doi.org/10.1177/1468797617708511

Macionis, N. (2004). Understanding the Film-Induced Tourist. International Tourism and Media Conference , 86-97.

Macionis, N., & O'Connor, N. (2011). How can the film-induced tourism phenomenon be sustainably managed? Wordwide Hospitality and Tourism Themes, 3(2), 173-178. https://doi.org/10.1108/17554211111123032

Maia, C. R. M., & Rohde, L. A. (2007). Psicofármacos para o tratamento de transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev Bras Psiquiatr. v.29, n.1, p.72-79. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/20523?locale=pt_BR

Marzal, E. O. (2009). Del turismo y el cine al turismo cinematográfico. HER & MUS, n. 2, p. 18-25.

Mendes, A. C. (2010). Showcasing India Unshining Film Tourism in Danny Boyle's Slumdog Millionaire, 24, p. 471-479.

Nagib, L., Sousa, R. L. D., & Brandão, A. S. (2018). O Cinema Brasileiro na Era Neoliberal. Revista Portuguesa de imagem e movimento, 5(2), 306-310. https://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.473

Nicosia, E. (2015). The Marche Fil Commission: a Toll for Promoting Territorial Development and Regional Tourism. Almatourism – Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 161-179. https://doi.org/ 10.6092/issn.2036-5195/4959

O'Boyle, N. Place, Peripherality, and Play: reflections on film Tourism in Ireland. The Journal of Popular Culture, 52, 2019.

O'Connor, N., Flanagan, S., & Gilbert, D. (2008). The integration of film-induced Tourism and destination branding in Yorkshire, UK. International Journal of Tourism, 10(5), 423-437. https://doi.org/10.1002/jtr.676

O'Connor, N.; Flanagran, S.; Gilbert, D. The use of film in re-imaging atourism destination a case study of Yorkshire, UK. Journal of Vocation Marketing, v. 16, n. 1, p. 61-74, 2010.

Ozdemir, G., & Adan, O. (2014). Film tourism triangulation of destinations. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 148, 625-633. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.07.090

Pereira, L. S., Vieira, R. D. S., & Pereira, I. S. (2016). A Marca ‘Roliúde Nordestina’ como indutora do turismo cinematográfico. In: DIAS, F., et al. Cinema, Imagem de Destinos & Marcas Territoriais. [S.l.]: APTUR - Associação Portuguesa de Turismologia, 87-102.

Pickering, C., & Byrne, J. (2014). The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early-career researchers. Higher Education Research & Development, 33(3), 534–548. https://doi.org/10.1080/07294360.2013.841651

Polianskaia, A., Rãdut, C., & Stanciulescu, G. C. (2016). Film Tourism responses to the tourist's expectations new challenges. SEA - Practical Application of Science, 1(10), 149-156

Prefeitura, Cabaceiras. (2020). Disponível em: https://cabaceiras.pb.gov.br/. Acesso em: dezembro/2020.

Presenza, A., Sheehan, L., & Ritchie, J. R. B. (2005). Towards a model of the roles and activities of destination management organizations. Journal of Hospitality Tourism and Leisure Science, 3, 1-16.

Qiao, F., Choi, Y., & Leec, T. J. (2016). Assessing feasibility of film induced tourism: the case of Singapore. International Journal of Tourism Sciences, 16(3), 93-105. https://doi.org/10.1080/15980634.2016.1163823

Riley, R. W., & Van Doren, C. S. (1992). Movies as tourism promotion: a "pull" in a "push" location. Tourism Management , 267-274.

Riley, R., Baker, D., & Van Doren, C. (1998). Movie induced tourism. Annals of Tourism Research , 25(4), 919-935. https://doi.org/10.1016/s0160-7383(98)00045-0

Rittichainuwat, B., Laws, E., Scott, N., & Rattanaphinanchai, S. (2017). Authenticity in Screen Tourism: Significance of Real and Substituted Screen Locations. Journal of Hospitality & Tourism Research, 20(10), 1-21. https://doi.org/10.1177/1096348017736568

Rittichainuwat, B., & Rattanaphinanchai, S. (2015). Applying a mixed mathod of quantitative and qualitative desing in explaining the travel motivation of film tourists in visiting a film-shooting destination. Tourism Management, 46, 136-147. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.06.005

Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática X revisão narrativa. ACTA Pauista de Enfermagem, São Paulo, 20 (2), 7-8.

Schofield, P. (1996). "Cinematographic images of a city". Tourism Management, 17(5), 333-340. https://doi.org/10.1016/0261-5177(96)00033-7

Shao, J., Li, X., Morrison, A. M., & Wu, B. (2016). Social media micro film marketing by chinese destinations: the case of Shaoxing. Tourism Management, 54, 439-451. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.12.013

Silva, A. B. (2006). Relações de poder, fragmentação e gestão do território no semi-árido Nordestino: um olhar sobre o Cariri Paraibano. Tese apresentada ao programa de pós-graduação em ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Silva, E. P. (2014). Reinvenção da cidade, produção filmica e visibilidade sociocultural: o uso do territóriona Roliúde Nordestina - Cabaceiras - PB. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociais, Natal, Brasil.

Singh, K., & Best, G. (2004). Film induced tourism: motivations os visitors to the Hobbiton movie set as featured in the Lord of the Rings. Proceedings of the International Tourism and Media Conference, Monash University. Melborne: [s.n.].

Souza, L. A. O. V. D. (2015). Turismo cinematográfico: a influência da sétima arte sobre a atividade turística – um estudo em Cabaceiras-PB. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Monografia. Natal, Brasil.

Tavares, A., Araújo, V., & Whebber, P. (2015). Cabaceiras/PB, a Roliúde Nordestina: cinema como impulsionador turístico. ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, p. 1-16.

Tooker, N., & Baker, M. (1996). Seeing is believing: the effect of film on visitor numbers to screned locations. Tourism Management, 17(2), 87-94. https://doi.org/10.1016/0261-5177(95)00111-5

Tran, M. N. D. (2015). Capturing the effect of film production: a qualitative perspective on film tourism in Wellington, New Zealand. Pacific Geographies, 21-26.

Urso, G. (2015). Salento atmosphere and the role of movies. Almatourism – Journal of Tourism, Culture and Territorial Development, 6(4), 229-240. https://doi.org/ 10.6092/issn.2036-5195/4963

Villarim, L. A. (2013). Identificação e representação da cidade de Cabaceiras – PB. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 171 f.

Ventura, M. M. (2007). O Estudo de caso como modalidade de pesquisa. Pedagogia Médica, 20(5), 383-386.

Volo, S., & Irimias, A. (2015). Film tourism and post-release marketing initiatives: a longitudinal case study. Journal of Travel & Tourism Marketing, 33(8), 1071-1087. https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1094000

Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 52(5), 546-553. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Yue, A. (2009). Film induced domestic tourism in singapore: the case of Krrish . Domestic Tourism in Asia: Diversity and Divergence, 267-282. https://doi.org/10.4324/9781849770057

Downloads

Publicado

2022-04-29

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MELO, Priscila Fernandes Carvalho de; KÖRÖSSY, Nathália. Cinema e turismo: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do turismo cinematográfico em Cabaceiras, Paraíba, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 1, p. 1–28, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i1p1-28. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/194937.. Acesso em: 16 abr. 2024.