Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro

Autores

  • Larissa Fernandes Dutra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diomira Maria Cicci Faria Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Peixoto Miranda

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p385-402

Palavras-chave:

Cultura, Relações Internacionais, Telenovelas, Marketing, Turismo

Resumo

Este artigo analisa a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. A pesquisa realizada analisa a influência da cultura de diferentes países, veiculadas através dos costumes, símbolos e paisagens das exibições televisivas, no turismo emissivo nacional e nas relações internacionais. A difusão de culturas é possibilitada pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, e é neste contexto que a telenovela se insere. Questiona-se até que ponto o imaginário do telespectador e seu comportamento de consumo são influenciados por essas produções, surgindo assim, o interesse em estudar e compreender este comportamento no que tange ao produto turístico. O estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, informações provenientes da mídia, além da realização de entrevistas com agentes de viagem do Brasil que vendem pacotes internacionais. Os resultados mostram que as imagens de outros países que são construídas e veiculadas pelas novelas, ou seja, o Marketing desses destinos, desperta os olhares curiosos dos telespectadores e os levam a demandarem por viagens a estes lugares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduanda em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de iniciação científica na área cultural. Trabalhou na Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte e atualmente se dedica exclusivamente à pesquisa acadêmica.
  • Diomira Maria Cicci Faria, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais, especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

DUTRA, Larissa Fernandes; FARIA, Diomira Maria Cicci; MIRANDA, Isabela Peixoto. Cultura e Relações Internacionais: a influência das telenovelas no turismo emissivo brasileiro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 2, p. 385–402, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p385-402. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102853.. Acesso em: 16 abr. 2024.